Motim

Detentos morrem durante briga na Barreto Campelo, em Itamaracá

Desavenças entre detentos resultaram em duas mortes na penitenciária. Um terceiro detento ficou ferido

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/10/2018 às 20:12
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Desavenças entre detentos resultaram em duas mortes na penitenciária. Um terceiro detento ficou ferido - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Desavenças entre detentos resultaram em duas mortes na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, Litoral Norte do Estado, na noite desta quarta-feira (24). De acordo com informações da polícia, tudo começou por volta das 18h, quando os primeiros tiros foram registrados. Não houve fuga.

Os nomes dos presos que morreram são Leandro de Araújo de Assis, 26 anos, assassinado dentro do presídio; e Jaime José Mosinho, 51, que veio a óbito em uma unidade de saúde. Um terceiro detento, identificado como Evaldo José de Gouveia, 19, ficou ferido.

Acerto de contas

De acordo com informações iniciais repassadas pela Polícia Civil, houve uma discussão na laje do presídio envolvendo Evaldo e Jaime, quando um atirou no outro. Depois da troca de tiros, houve uma segunda situação, agora no corredor entre os pavilhões B e C, que resultou na morte de Leandro, dentro da unidade. "O caso desse elemento foi uma situação em que um indivíduo que tinha uma rixa com ele aproveitou o momento e realizou o disparo", disse o perito criminal Fernando Benevides.

Detento com fuzil

Uma equipe da Radiopatrulha entrou no presídio foi recebida a tiros, segundo o sargento Omadias Carneiro. "Muitos presos andam armados aí dentro, com pistola, revólver e, inclusive, fuzil. Fomos chamados para dar um apoio ao pessoal da guarita e acabamos sendo recebidos com muitos tiros. Tivemos que revidar para evitar que eles chegassem até o portão", disse.

Por volta das 20h, a situação no local já estava controlada. O Instituto Médico Legal (IML) chegou para retirar o corpo de Leandro de Araújo de Assis. Jaime José Mosinho, que havia sido levado para o Hospital de Itapissuma, morreu após dar entrada na unidade de saúde. Já o terceiro detendo, Evaldo José de Gouveia, de 19 anos, está internado no Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes(HMA), em Paulista. Ele sofreu ferimentos no tórax e abdômen. O quadro de saúde é estável.

O Batalhão de Choque e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), além dos Bombeiros, também estiveram no local. Mesmo tendo controlado a rebelião dentro da Barreto Campelo, o sargento Carneiro ficou espantado com a presença de um fuzil no local. "É difícil imaginar que dentro do presídio eles tenham acesso a esse tipo de armamento. Não tenho ideia de como eles tiveram acesso a essas armas", disse.

Nota da Seres

"A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que, nesta quinta (24/10), foi registrada uma briga na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, em que resultou em dois detentos mortos e um ferido. Jaime José Moisinho, 51 anos, morreu a caminho do Hospital de Itapissuma e Leandro de Araújo de Assis, 26 anos, faleceu na unidade prisional. O ferido Evaldo José de Gouveia encontra-se internado no Hospital Miguel Arraes em estado de saúde estável. Estiveram na unidade prisional a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Criminalística, Batalhão de Choque e Corpo de Bombeiros para providências cabíveis. A Delegacia de Itamaracá apurar as circunstâncias em que ocorreu o fato."

Últimas notícias