ASSASSINATOS

Suspeita de duplo feminicídio é investigada na cidade de Escada, na Zona da Mata Sul

As duas vítimas foram mortas a tiros na tarde desta sexta-feira (17). Uma terceira mulher conseguiu fugir do local

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/01/2020 às 20:16
Reprodução de vídeo/TV Jornal
As duas vítimas foram mortas a tiros na tarde desta sexta-feira (17). Uma terceira mulher conseguiu fugir do local - FOTO: Reprodução de vídeo/TV Jornal
Leitura:

Uma suspeita de duplo feminicídio está sendo investigada na cidade de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. As duas vítimas, de 18 e 20 anos, foram mortas na tarde desta sexta-feira (17), na Rua Manoel Cristiano da Cruz, por volta das 15h. Uma terceira mulher conseguiu fugir do local do crime. 

As vítimas mortas foram identificadas como Gleice Kelly Silva do Nascimento, 18, e Daniele Mirele da Silva, 20. Testemunhas informaram à TV Jornal que os suspeitos do crime são dois homens que chegaram em um carro de cor prata. Acompanhadas de crianças, as três mulheres estavam na frente de uma casa, escovando os cabelos, quando a dupla se aproximou. Os dois homens ordenaram que elas soltassem as crianças e iniciaram os disparos em seguida. Foram ouvidos aproximadamente 20 tiros.

Uma das mulheres foi morta na calçada da casa. A outra tentou se esconder no interior da residência, mas foi atingida por tiros e morreu no banheiro. Não se sabe se a mulher que conseguiu fugir chegou a ser ferida. Moradores da área informaram que a casa servia como um ponto de venda de drogas.

Quando a reportagem da TV Jornal chegou ao local do crime, as crianças já haviam sido levadas. Uma delas seria filha de uma das vítimas. Por volta das 19h30, a perícia criminal estava sendo realizada.

O que é feminicídio?

O termo feminicídio consiste na morte violenta de mulheres por razões de gênero e considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve: violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher (Lei n° 13.104/2015).

O assassinato da estudante Maria Alice Seabra foi o primeiro caso de indiciamento por feminicídio da Polícia Civil de Pernambuco. A jovem foi assassinada em junho de 2015, apenas três meses após a aprovação da Lei do Feminicídio.

#UmaPorUma

A violência contra a mulher é constante e frequentemente acaba em tragédia. Existe uma história para contar por trás de cada feminicídio, em Pernambuco. O especial Uma por uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis de vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime. Confira o especial #UmaPorUma.

2019 foi 4º ano com menos homicídios em Pernambuco desde o início do Pacto pela Vida

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nessa quinta-feira (15), o balanço com os números de homicídios em Pernambuco em 2019. De acordo com a SDS, no último ano, foi registrada uma redução de 16,9% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no comparativo com 2018, saindo de 4.173 vítimas para 3.466. Com isso, 2019 foi o quarto ano com menos homicídios desde a criação do programa Pacto Pela Vida, em 2007.

De acordo com os dados, em média, foram assassinadas nove pessoas por dia em Pernambuco. Segundo a Secretaria, essa é a segunda maior queda percentual desde em 2007, quando 4.591 pessoas foram assassinadas no Estado.

Últimas notícias