AEDES AEGYPTI

Prefeitura anuncia esquema de combate ao Aedes aegypti durante o carnaval

Ações educativas e de eliminação do mosquito vão ser postas em prática durante os dias de festa.

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 18/01/2016 às 17:36
Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem.
Ações educativas e de eliminação do mosquito vão ser postas em prática durante os dias de festa. - FOTO: Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem.
Leitura:

 

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), anunciou em coletiva na tarde dessa segunda-feira (18) um esquema especial de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade durante os dias de carnaval. A ação vai contar com a intervenção de agentes de saúde ambiental e controle de endemias para eliminar os focos do mosquito e alertar a população sobre as doenças transmitidas por ele. O trabalho será comandado pela Secretaria Municipal de Saúde e busca atingir, além dos recifenses, os turistas que vierem passar as festas na cidade.


Estiveram presentes no anúncio o secretário de Saúde, Jailson Correia, o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, e a secretária de Cultura, Lêda Alves. Segundo Correia, agentes especializados estarão a partir da semana que vem no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre distribuindo panfletos educativos bilíngues para informar os turistas sobre cuidados necessários contra o mosquito. A Vigilância Ambiental vai realizar, ainda, inspeção em pontos movimentados do Recife durante o carnaval, como o Recife Antigo e o trajeto do Galo da Madrugada, que receberá atenção especial, para eliminar possíveis focos do Aedes. Mutirões de limpeza em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também estão previstos.


O prefeito Geraldo Júlio ressaltou a importância dos cuidados contra o Aedes aegypti no período de fevereiro a maio, conhecido por ser a época de maior multiplicação do mosquito devido a fatores climáticos. “É importante que a gente possa intensificar todas as ações que a sociedade inteira vem fazendo. Nós chegamos ao menor índice de infestação dos últimos dez anos agora no mês de janeiro, mas não podemos descuidar”, comenta, referindo-se ao último resultado do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).

Últimas notícias