FIOCRUZ

Vacina brasileira para a esquistossomose entra na 2ª fase de estudos

Nesta 2ª fase, a segurança do produto será avaliada, bem como a sua capacidade de induzir imunidade nas pessoas vacinadas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/08/2016 às 15:42
Foto: Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz/Divulgação
Nesta 2ª fase, a segurança do produto será avaliada, bem como a sua capacidade de induzir imunidade nas pessoas vacinadas - FOTO: Foto: Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz/Divulgação
Leitura:

A vacina brasileira para a esquistossomose será a primeira imunização com tecnologia nacional a entrar na fase 2 de estudos clínicos. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), serão realizados em adultos moradores da região endêmica no Senegal, na África, local atingido simultaneamente por duas espécies do parasito Schistosoma, causador da doença, para verificar a segurança da Vacina Sm14.

A etapa final de desenvolvimento da Vacina Sm14 é alvo de uma parceria público-privada (PPP) entre a Fiocruz e a empresa Orygen Biotecnologia S.A., agora parceira no desenvolvimento e produção da vacina humana. “Essa pesquisa poderá trazer um enorme impacto social e científico para o Brasil, que é a grande missão da Orygen desde sua criação. A Sm14 é uma daquelas iniciativas que mostram a capacidade de inovação do país e nós estamos orgulhosos em participar ativamente”, afirma Andrew Simpson, diretor científico da Orygen Biotecnologia S.A.

Baseada em uma tecnologia inovadora, a vacina Sm14 possui patentes depositadas no Brasil, Europa, Estados Unidos, Austrália, Japão, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá, Cuba, Egito e Índia, além das organizações africanas de propriedade intelectual ARIPO e OAPI. De acordo com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vacina para esquistossomose desenvolvida pela Fundação representa mais um decisivo passo no objetivo de fortalecer, no Brasil, uma base tecnológica capaz de assegurar o atendimento das demandas do sistema público de saúde.

Nesta 2ª fase, a segurança do produto será avaliada, bem como a sua capacidade de induzir imunidade nas pessoas vacinadas. Está prevista a participação de 350 voluntários, entre adultos, inicialmente, e em crianças, ao longo de três etapas. Na etapa de estudos clínicos de Fase I, os pesquisadores já haviam comprovado a ativação de anticorpos e da citocina Interferon-gama, que é produzida pelo organismo em resposta ao agente infeccioso.

Esquistossomose

Os casos de esquistossomose acontecem em ambientes onde não há infraestrutura adequada de saneamento básico: fezes de pessoas infectadas com o verme Schistosoma, quando despejadas inapropriadamente em rios e outros cursos de água doce, podem infectar caramujos do gênero Biomphalaria. Por sua vez, os caramujos liberam larvas do verme na água, podendo infectar outras pessoas por meio do contato com a pele, reiniciando o ciclo da doença. “A vacinação tem o potencial de interromper o ciclo de transmissão. A vacina Sm14 foi desenvolvida para induzir uma imunidade duradoura”, completa a pesquisadora Miriam Tendler.

A pesquisa é financiada pelo IOC/Fiocruz, OMS e Orygen Biotecnologia S.A., por meio de recursos próprios e também através de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A conclusão e os resultados dos estudos estão previstos para 2017.

Últimas notícias