RETA FINAL

Ações em alusão ao Outubro Rosa acontecem em vários pontos da RMR

Nesta sexta, há realização de exames no Recife, pedalada feminina em Paulista e dia de beleza em Olinda. Também há ações para o final de semana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/10/2018 às 7:00
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Nesta sexta, há realização de exames no Recife, pedalada feminina em Paulista e dia de beleza em Olinda. Também há ações para o final de semana - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Esta sexta-feira (26) será de ações em alusão ao Outubro Rosa em vários pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Serão realizados exames de mamografia, serviços de conscientização sobre a doença, atividades de beleza, cuidados com a saúde e até pedalada feminina. No final de semana, o projeto Além da Cura estará realizando o desfile Elas Vão Além, protagonizado por mulheres que enfrentam o câncer. As atividades são gratuitas.

Na capital pernambucana, os mamógrafos móveis da Prefeitura do Recife estarão em dois pontos da cidade realizando mamografias sem que seja necessária marcação prévia. No bairro de Nova Descoberta, o caminhão onde são realizados os exames estará na Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Bruno Maia, na Rua Alto do Refúgio, s/n. O outro mamógrafo estará na USF UR-02, na Avenida Santa Fé, nº 240, na UR-02, Ibura.

O rastreio de câncer de mama será feito em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, público com maior índice de casos, e que morem no Recife. As interessadas devem comparecer aos locais de exame com um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão distribuídas 80 fichas, 40 para o turno da manhã e o restante para a tarde, a partir das 8h. O resultado fica pronto em aproximadamente 20 dias e deve ser pego na unidade de saúde onde o caminhão do mamógrafo ficou estacionado.

Paulista

Em Paulista, mulheres estão sendo convidadas para participar da terceira edição da Pedalada Rosa, que percorrerá ruas do bairro do Janga chamando atenção dos moradores acerca do câncer de mama. No dia, antes da ação, as participantes poderão participar de um momento de beleza e saúde, com direito a maquiagem, massagem, design de sobrancelhas, testes de glicemia, testes de doenças sexualmente transmissíveis e aferição da pressão arterial.

As atividades serão feitas na USF São Pedro, na Rua Machados, nº 185, no Janga, onde também terá início o passeio ciclístico. Quem tiver interesse em participar deve procurar a equipe da unidade de saúde até o dia do evento. Não há custo na inscrição, mas os participantes devem levar um pacote de maisena, que será doado ao Hospital de Câncer de Pernambuco. A concentração terá início às 8h.

No sábado (27), a Prefeitura de Paulista está organizando mais um evento para o Outubro Rosa. Haverá uma ação de conscientização na orla da Conceição, a partir das 8h. Frequentadores da praia poderão participar de um jogo de perguntas e respostas com 20 educadores. A concentração das equipes participantes será na Rua Senador Ermírio Moraes. O intuito da brincadeira é que sejam esclarecidas dúvidas sobre a doença, alimentação e tabagismo. A ocasião marcará o fim da campanha em alusão ao combate do câncer de mama e o início do Novembro Azul, que alerta a população sobre o câncer de próstata.

Olinda

Na Casa do Turista, em Olinda, alunas do curso de Estética estão desde ontem proporcionando manhãs de beleza para mulheres. Serão oferecidos serviços de maquiagem, design de sobrancelhas, manicure e cabelo. A ação está sendo realizada em parceria com a instrutora de beleza Manu Moura, a partir das 8h. A Casa do Turista fica na Rua São Bento, nº 742, nos Quatro Cantos.

A tapioqueira Aldicene Ramos, 45 anos, aproveitou as ações se cuidar. “Já fiz meu exames, está tudo certo. Agora, estou cuidando da minha beleza, porque vaidade também é importante”, diz. Para as mulheres que ainda não fizeram seus exames, ela deixa um recado. “Se cuidem mais. Não cuidem só do trabalho, mas da saúde e da beleza também”.

Modelos de superação

No sábado, a luta contra o câncer de mama também será lembrada no evento Além do Rosa, idealizado pelo Além da Cura. A data também marca o aniversário de três anos da projeto, que está produzindo um filme com relatos de mulheres de todo o mundo sobre a experiência de ter enfrentado a doença. Amanhã haverá o desfile Elas Vão Além - com mulheres que estão enfrentando algum tipo de câncer -, exposição fotográfica, exibição de um vídeo sobre a viagem à Europa e roda de conversas. A programação acontece a partir das 15h, na Casa Azul, Rua Oscar Pinto, nº 329, em Casa Amarela. O evento é aberto ao público, mas aceitará doações como ingresso simbólico.

Últimas notícias