ANIMAIS VENENOSOS

Profissionais do SUS recebem capacitação para acidentes com animais peçonhentos

A SES-PE em parceria com o Ministério da Saúde promove palestras para médicos e enfermeiros

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/09/2019 às 13:30
Foto: SES-PE/Divulgação
A SES-PE em parceria com o Ministério da Saúde promove palestras para médicos e enfermeiros - FOTO: Foto: SES-PE/Divulgação
Leitura:

Pernambuco registrou 22.176 acidentes com animais peçonhentos em 2018 e dois óbitos. Enquanto, nacionalmente, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou quase 240 mil acidentes e 378 mortes deste tipo. O assunto é tema de uma capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (4), para médicos e enfermeiros que atuam no Sistema Único de Saúde, no auditório da Secretaria, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. 

A capacitação também aborda a importância da notificação nos sistemas de informação em saúde. Os cenários epidemiológicos dos acidentes no Brasil e em Pernambuco serão detalhados, respectivamente, pela superintendente de Vigilância em Saúde do MS, Lúcia Montebello, e pela técnica da Coordenação Estadual de Leptospirose e Acidentes por Animais Peçonhentos da SES-PE, Raylene Medeiros.

Como identificar e tratar acidentes com animais peçonhentos como serpentes venenosas, escorpiões e aranhas também fará parte da capacitação. Esta parte do assunto, “Acidentes Ofídicos: diagnóstico e tratamento - quando há quadro de envenenamento por serpentes”, será ministrada pelo médico Francisco Oscar, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que também fará o estudo de casos. O especialista também abordará diagnóstico e tratamento de Acidentes por Aracnídeos e outros animais peçonhentos de importância em saúde.

Prevenção 

As ocorrências podem ser evitadas se a população estiver atenta a concentração de entulhos e lixo próximo a residências, buracos abertos e frestas. Também é importante limpar ralos de banheiros. Ao se observar presença do animal nas residências, é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental do município e solicitar uma visita ao imóvel.

Onde procurar ajuda

Escorpião 

Em caso de acidente, a indicação é lavar o local atingido apenas com água e sabão. Se a vítima for uma criança de até 12 anos, deve ser levado com urgência ao hospital para avaliação medida e possível indicação do uso do antiveneno específico. 

No Grande Recife, o soro antiescorpiônico está disponível no Hospital da Restauração, Hospital Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No restante do Estado, o soro está disponível em todos os hospitais regionais de Pernambuco.

Serpentes

A primeira ação após picada de serpentes também é lavar o local atingido com água e sabão. Em seguida, ir até uma unidade que tenha o soro contra o veneno, disponibilizado no Hospital da Restauração no Recife, no Hospital Mestre Vitalino em Caruaru, no Hospital Ruy de Barros Correia em Arcoverde, no Hospital Prof. Agamenon Magalhães em Serra Talhada, no Hospital Inácio de Sá em Salgueiro, no Hospital Fernando Bezerra em Ouricuri e no Hospital Universitário em Petrolina.

Últimas notícias