Sarampo

Encerramento da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Postos de saúde funcionam até às 17h deste sábado no Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/11/2019 às 12:58
Sesau/ PCR/ Divulgação
Postos de saúde funcionam até às 17h deste sábado no Recife - FOTO: Sesau/ PCR/ Divulgação
Leitura:

O Dia "D" de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (30) em todo o Brasil. Esta, que é a segunda etapa da mobilização contra a doença, tem o objetivo de vacinar 9,4 milhões de adultos entre 20 e 29 anos no País. Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo (tríplice viral) dos últimos 10 anos.

No Recife, 150 postos de saúde estão funcionando das 8h às 17h. O técnico em Eletrônica, Jonathan Carlos, compareceu a Upinha Dias Tasso Bezerra, em Campo Grande, zona norte da Cidade, para garantir a dose. "Só vim pegar a documentação que ela está preparando, para eu tomar a vacina", contou.

O secretário de saúde da capital, Jailson Correia, esteve na Upinha Eduardo Campos, Zona Norte do Recife, para participar do dia de mobilização nacional.  "Hoje também pode fazer a segunda dose. Traz a caderneta de vacinação para os nossos postos. Quem não tem a caderneta ou esqueceu comparece também", convocou o secretário ao explicar que quem não tomou nenhuma dose ainda, deve comparecer ao posto de saúde mais próximo.

No Recife, até o momento foram aplicadas cerca de 695 mil doses da vacina. Na primeira etapa, que ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro, o público alvo eram crianças de 6 meses a menos de 5 anos e que nunca tinham sido imunizadas. Na época, 93% desse público foi imunizado.

 Dados epidemiológicos

Em Pernambuco foram confirmados até hoje, 127 casos de sarampo. Na Capital, nove casos de sarampo foram confirmados até o momento e outros 93 ainda estão sob investigação. Segundo a Secretaria de Saúde, as medidas de controle (vacinação) estão sendo tomadas desde quando os primeiros casos foram notificados, assim como a vigilância de possíveis novos casos.

Com informações da repórter Isa Maria, da Rádio Jornal.

Últimas notícias