PREMIAÇÃO

Se vencer segundo Oscar seguido, Iñárritu entra para a história

Diretor ganhou a estatueta mais desejada do cinema no ano passado por Birdman

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 28/02/2016 às 18:10
Foto: ANGELA WEISS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Diretor ganhou a estatueta mais desejada do cinema no ano passado por Birdman - FOTO: Foto: ANGELA WEISS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Os mexicanos Alejandro González Iñárritu e Emmanuel Lubezki podem cravar novos recordes se venceram suas disputas no Oscar da noite deste domingo (28) em Los Angeles.

Concorrendo como diretor de O Regresso, Iñárritu se tornará o terceiro cineasta da história do Oscar a vencer duas vezes seguidas na categoria - no ano passado, ele levou a estatueta por Birdman. Apenas John Ford (por Vinhas da Ira, 1941, e Como Era Verde Meu Vale, 1942) e Joseph Mankiewicz (com Quem É o Infiel?, de 1950, e A Malvada, de 1951) conquistaram tal façanha.

E, se Iñarritu for eleito o melhor diretor do ano, será o terceiro ano seguido que a estatueta vai para um cineasta mexicano - além da vitória do próprio Iñárritu por Birdman no ano passado, Alfons Cuarón venceu por Gravidade, como o melhor de 2013.

Já o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki pode entrar para o exclusivo grupo dos vencedores em três vezes consecutivas na mesma categoria, pois ele já tem os prêmios por Birdman e Gravidade.

Últimas notícias