CINEMA PARA TODO O BRASIL

Cinema acessível da Fundaj será compartilhado em todo o Brasil

O protocolo assinado tem o objetivo de promover a inserção social e cultural e deficientes sensoriais no cinema

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/10/2019 às 22:01
Foto: Divulgação
O protocolo assinado tem o objetivo de promover a inserção social e cultural e deficientes sensoriais no cinema - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Os programas de acessibilidade 'Alumiar' e 'Índigo' do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) serão compartilhados nacionalmente, por conta de uma parceria firmada entre a fundação e a Secretaria de Mobilidades Especializadas, que são instituições do Ministério da Educação (MEC). A assinatura do protocolo de intenções aconteceu na sede do MEC, em Brasília, e contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a secretaria de Mobilidade Especializada, Ilda Pelíz, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, e o secretário de Educação do Distrito Federal, João Ferraz.

Acessibilidade

Além da consultoria, o protocolo prevê a criação de um modelo nacional de cinema acessível que contemple as modalidades 'Audiodescrição' (AD), para pessoas cegas ou com baixa visão, 'Língua Brasileira de Sinais' (Libras), para pessoas surdas, e 'Legenda', para surdos e ensurdecidos (LSE).

As sessões serão gratuitas para este público, tendo como objetivo a inserção social e cultural de pessoas com deficiências sensoriais no cinema. “Esse projeto será inicialmente levado aos cinemas públicos, onde a entrada é gratuita. Vamos começar pelo Cine Brasília, do Distrito Federal, que já acolheu a ideia”, adiantou Ilda Pelíz.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, diz que a equipe de assessoria técnica disponibilizará um cronograma de exibição em todo o país "Vamos disponibilizar nossa equipe de assessoria técnica do Cinema da Fundação para viabilizar um cronograma para exibição dos filmes acessíveis em todo o País, em conjunto com a Secretaria de Modalidades Especializadas", ressaltou Antônio Campos.

O documento que foi assinado nesta terça-feira (29) garante a promoção do intercâmbio técnico e cultural para a itinerância nacional dos programas que tornaram o cinema da Fundaj o primeiro a exibir filmes com audiodescrição quinzenalmente no Brasil. O ministro da Educação agradeceu o empenho e a equipe responsável pelo andamento do projeto. “Agradeço ao empenho de todos para que esse projeto de acessibilidade chegue em todas as regiões. Em particular, a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e ao presidente da Fundaj, Antônio Campos, que disponibilizou a experiência de seus projetos de acessibilidade”, disse o ministro.

Últimas notícias