EXPOSIÇÃO

Exposição sobre jornais centenários brasileiros e portugueses chega à Fundaj

Jornal do Commercio estará entre os 52 jornais homenageados na exposição, que acontece de 18 de outubro a 17 de novembro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/10/2019 às 20:51
Foto: Divulgação
Jornal do Commercio estará entre os 52 jornais homenageados na exposição, que acontece de 18 de outubro a 17 de novembro - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A partir do dia 18 de outubro, às 17h, acontece na Galeria Baobá, no campus da Fundaj, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, uma exposição que mostra trechos da história de jornais centenários no Brasil. A mostra que tem o título “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural” é da Associação Portuguesa de Imprensa, em parceria com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). No Recife, conta, também, com o apoio do Real Hospital Português.

Na inauguração, para convidados, o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa e representantes dos 10 maiores jornais portugueses como ‘O Público’, ‘Jornal de Notícias’, ‘Diário do Sul’ e ‘Região de Leiria’ estarão presentes. A mostra ficará exposta na Fundaj até o dia 17 de novembro.

Jornais

"A comunicação é imprescindível e realizar essa exposição aqui na Fundaj é reconhecer sua relevância. Esses jornais, todos seculares, são guardiões da história", destacou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Os painéis contarão a história de 34 jornais centenários portugueses e 18 brasileiros, entre eles, o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Estadão. Entre os de Portugal, está o mais recente centenário, com poucos meses de completos, O Figueirense (de Figueira da Foz, Coimbra). Nas páginas desses jornais, o público pode encontrar mais do que fatos, os mesmos revelam um fio condutor da cultura de dois povos. Em 2018, a mesma exposição aconteceu no Parlamento Europeu, na Bélgica, e foi dedicada exclusivamente para expor os jornais de Portugal.

Muitas das publicações fizeram parte de um novo tipo de jornalismo no século XIX. Todos contribuíram com informações na luta por ideais, princípios e ajudaram também a construir a história. Esta exposição representa, assim, uma mostra cultural e social. “A exposição que reúne dois países e uma só língua valoriza os jornais centenários como instituições que tem como objetivo serem a memória viva dos últimos séculos. Com essa mostra, a Associação da Imprensa de Pernambuco busca levantar uma reflexão da importância da preservação dos jornais centenários como patrimônio cultural”, afirmou o presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar.

O presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, destaca que não se pode esquecer do valor do jornal.  “Numa época de comunicação global, não podemos esquecer que um jornal é muito mais do que um conjunto de notícias, é um permanente pacto com o rigor e a ética, legando às gerações vindouras as suas raízes comuns. Por isso, essa exposição é mais um passo concreto para o reconhecimento das publicações periódicas em língua portuguesa”.

Últimas notícias