Urso de Ouro

Kleber Mendonça Filho integra júri do Festival de Cinema de Berlim

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho fará parte do júri presidido pelo ator Jeremy Irons na competição do Festival de Cinema de Berlim

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 04/02/2020 às 10:53
Foto: Canal Curta!/Reprodução
Cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho - FOTO: Foto: Canal Curta!/Reprodução
Leitura:

A 70ª do Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos mais prestigiados do mundo, teve seu júri anunciado e contará com o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius, O Som ao Redor) como integrante. O corpo de jurados é presidido pelo veterano ator britânico Jeremy Irons, destaque recentemente na série Watchmen. O Festival começa no próximo dia 20 e segue até 1º de março.

Kleber estará ao lado do cineasta estadunidense Kenneth Lonergan, a atriz franco-argentina Bérénice Bejo, a produtora alemã Bettina Brokemper, a cineasta e poetisa palestina Annemarie Jacir e o ator italiano Luca Marinelli. Entre sua experiência recente com festivais internacionais de cinema, participou recentemente do Festival de Cinema de Marrakesh e presidiu a Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes.

Brasil em Berlim

Na competição deste ano, a produção brasileira Cidade dos Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, concorre ao Urso de Ouro, principal prêmio do festival. Nomes como Abel Ferrara, Philippe Garrel e Hong Sang-soo. A última vez que o Brasil conquistou o prêmio foi em 2008 com Tropa de Elite, de José Padilha. Além dele, Central do Brasil também é vencedor do Urso.

Na mostra Panorama, as produções brasileiras Vento Seco e Cidade Pássaro serão exibidas. Na msotra de documentários, entram O Reflexo do Lago, de Fernando Segtowick e o cearense Karim Ainouz traz Nardjes A., uma coprodução entre Brasil, Argélia, France, Alemanha e Catar.

Últimas notícias