Final do SuperStar promete uma batalha regional

Enquanto as cariocas Bellamore e Outroeu representarão o Sudeste, a potiguar Plutão Já Foi Planeta e a pernambucana Fulô de Mandacaru darão voz ao Nordeste

Foto: TV Globo/Divulgação
Enquanto as cariocas Bellamore e Outroeu representarão o Sudeste, a potiguar Plutão Já Foi Planeta e a pernambucana Fulô de Mandacaru darão voz ao Nordeste - FOTO: Foto: TV Globo/Divulgação

Chega ao fim hoje, a terceira temporada do SuperStar na TV Globo. A competição musical apresentada por Fernanda Lima entra na reta final, a partir das 12h45, com quatro bandas, numa  disputa entre as regiões Sudeste e Nordeste. De um lado, os representantes cariocas dos conjuntos Bellamore e Outroeu. Do outro, a natalense Plutão Já Foi Planeta e os pernambucanos da Fulô de Mandacaru.

Trata-se de uma competição bastante equilibrada, tanto no quesito musical, quanto na empatia com o público, que terá o poder de escolher o vencedor que levará um contrato com a gravadora Som Livre e R$ 500 mil em prêmios, ao lado dos jurados Daniela Mercury, Paulo Ricardo e Sandy.

Além da chance de conhecer bandas relativamente novas, um dos fatores que mais tem agradado os telespectadores do SuperStar é a oportunidade de conhecer músicas inéditas. As canções autorais foram o trunfo da Malta na primeira temporada (2014), que investiu pouco em releituras de músicas conhecidas e saiu como a grande vencedora da competição. Ano passado, a dupla Lucas & Orelha tinha mais simpatia com o público e pouca originalidade, e foram cobrados por isso pelos jurados até começarem a apostar um pouco mais no repertório próprio.

Num balanço entre as quatro bandas finalistas de 2016 sobre quem mais apostou o trabalho autoral, a Fulô de Mandacaru sai um tanto prejudicada, já que foi a que menos explorou esse viés. Nas sete apresentações dos forrozeiros de Caruaru, apenas uma foi própria deles: a ótima Fulô de Mandacaru Chegou, que mesclou forró com frevo. No entanto, os conterrâneos tem torcida forte por defenderem o forró tradicional e característico do Nordeste.

Do outro lado do ranking desponta, disparada, a Plutão Já Foi Planeta. Em suas seis participações, apenas uma das músicas executadas foi um cover. As faixas Viagem Perdida, Você Não é Mais Planeta, Mesa 16, Me Leve e O Ficar e o Ir da Gente chamaram a atenção do público por explorarem muito bem a junção de rock com o indie folk, e a voz da vocalista Natália Noronha se tornou uma das mais marcantes desta edição.

Outroeu apresentou quatro músicas próprias em seis apresentações. O desempenho da banda de folk chamou a atenção dos jurados, que acabou sendo salva por Daniela Mercury e Sandy na semifinal, colocando o quarteto para disputar a final de logo mais.

Com apenas duas autorais, a Bellamore investiu mais nas bem executadas versões de clássicos do rock, impressionando a plateia nos arranjos com elementos de música eletrônica. No repertório apresentado no SuperStar, eles deram nova vida a música dos Beatles, John Newman, Imagine Dragons e U2. A disputa promete.

Últimas notícias