Mundo Bita mira o mercado latino e faz shows no Recife

Adaptação para o espanhol marca início da carreira internacional da animação pernambucana

Foto: Divulgação
Adaptação para o espanhol marca início da carreira internacional da animação pernambucana - FOTO: Foto: Divulgação

Uma animação infantil com sete anos de sucesso, cinco álbuns gravados, shows ao vivo em mais de 40 cidades e alcance de 1 bilhão de visualizações em seu canal oficial no YouTube. Se acha que estamos falando de algum desenho gringo, está duplamente enganado. O Mundo Bita não só é “made in Brasil”, como tem filiação pernambucana. E agora, prestes e invadir a América Latina com o lançamento de videoclipes em espanhol, a equipe da animação comemora o início da carreira internacional com três shows no Recife neste fim de semana.

>> RELEMBRE A HISTÓRIA DO MUNDO BITA NO ESPECIAL 'MÚSICA PRA CRIANÇADA'

A nova fase de exportação do Mundo Bita é celebrada por Chaps Melo, um dos criadores da animação e diretor de criação da Mr. Plot, o estúdio recifense que produz o desenho: “De um ano pra cá, a gente vem pensando mais fortemente nessa possibilidade de internacionalizá-lo. Nós temos alguns parceiros desde o começo do Mundo Bita, a Sony Music – nossa distribuidora nos quatro primeiros álbuns – e o canal fechado Discovery Kids – que exibe nossos clipes até hoje – que já atuam no mercado internacional, pois não são empresas brasileiras. E através da Sony, encontramos um pessoal de Miami que trabalha com versões de musicais há muito tempo, e começamos a conversar e ver que era possível”.

Para Chaps, o maior cuidado em passar as músicas do Mundo Bita para outro idioma era manter o cunho educacional das canções, já que o conteúdo é voltado para crianças no período pré-escolar. “Como o nosso produto é musical e educacional, poderíamos ter problemas na internacionalização. Não é simplesmente traduzir o desenho, dublar e jogar. Como a base dele é a música, há umas peculiaridades que são próprias do Bita. E tínhamos que respeitar isso para conseguir traduzi-lo, no amplo sentido da palavra, com toda a riqueza de valores que o Mundo Bita tem”, explica.

A estratégia inicial do Mundo Bita é se apresentar, primeiramente, para os países de língua hispânica da América Latina. “Esses produtos de agora ainda não foram pensados para a Europa, por exemplo. Mas pretendemos fazer versões em inglês e expandir em outros idiomas também”, esclarece Chaps.

O primeiro experimento internacional, aliás, já está no ar: é o clipe de Nuestra Granjita – uma versão em espanhol do hit Fazendinha – disponível no canal Mundo Bita Español, no YouTube.

Em clima de aposta, Chaps Melo mantém o pé no chão sobre esta fase de exportação do Mundo Bita. “O foco principal do Bita ainda é o Brasil. Esse caminho internacional ainda estamos desbravando, começando como começamos há sete anos atrás”, ressalta.

SHOW DO BITA

Neste fim de semana, o Mundo Bita volta aos palcos do Recife para três apresentações no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no sábado e domingo. Uma das sessões do sábado é fechada para crianças com deficiência e atendidas por entidades filantrópicas.

Com tanto sucesso entre os pequeninos, a fase internacional do Mundo Bita, que será comemorado neste fim de semana, é apenas o início de algo maior. “Vendo esse cenário hoje, não é sonhar demais desejarmos estar presentes na cultura do Brasil, assim como o Maurício de Sousa, por exemplo. A Turma da Mônica já faz parte do afetivo de todo mundo, e queremos que o Mundo Bita faça parte desse universo também, como uma marca brasileira presente na cultura das crianças brasileiras”, deseja Chaps.

SERVIÇO

Show do Bita – Sábado (24) e domingo (25), às 17h, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, na Av. Boa Viagem, S/N). Ingressos: R$ 35 (meia-entrada) e R$ 70 (inteira), à venda nas Lojas Tip Top (Shoppings Recife e RioMar) e site Bilheteria Digital. Mais: 3132-7772.

Últimas notícias