Márcio Bonfim apresenta o Jornal Nacional neste sábado

Esta é a segunda vez que o jornalista vai estar na bancada do Jornal Nacional

Foto: João Cotta/TV Globo
Esta é a segunda vez que o jornalista vai estar na bancada do Jornal Nacional - FOTO: Foto: João Cotta/TV Globo

O jornalista da TV Globo Recife, Márcio Bonfim, vai apresentar, pela segunda vez, o Jornal Nacional, neste sábado (04). A notícia foi dada por ele mesmo, no encerramento do NE1, jornalístico que Bonfim apresenta diariamente.

A primeira vez que Márcio Bonfim apresentou o JN foi no dia 31 de agosto, abrindo o rodízio feito em comemoração aos 50 anos do telejornal. Ao lado de Cristina Ranzolin, do Rio Grande do Sul, Márcio teve uma aparição brilhante que encantou os brasileiros e, em especial, os pernambucanos.

Fantástico

No último dia 26 de novembro, foi noticiado pelo JC que Márcio Bonfim foi escolhido para ser o substituto do titular do Fantástico, Tadeu Schimidt e, no último domingo de 2019 (29), ele foi ao ar. Um dia depois, Márcio Bonfim usou as redes sociais para agradecer ao público pelas mensagens de carinho que recebeu.

Ver essa foto no Instagram

Obrigado pelas mensagens atenciosas por conta da minha participação no @showdavida ! É Fantástico!

Uma publicação compartilhada por Márcio Bonfim (@marciobomfim) em

História de Márcio Bonfim

Márcio Bonfim dos Santos, 38 anos, nasceu em Alvares Florence, no interior de São Paulo e está há 13 anos na filial da Globo no Recife. Com quase 21 anos de carreira, ele tinha como projeto de vida, a princípio, ser engenheiro ou arquiteto. “Eu era um desenhista arquitetônico, e de repente me surpreendi na época do vestibular optando por comunicação social, praticamente, na última semana. Quando trabalhava em um escritório de arquitetura, pelo fato de sempre atender as ligações, um cliente me disse que, com minha voz, eu deveria ser radialista ou apresentador de TV. De repente, eu fiz um teste indicado por ele, e fui selecionado. Uma semana depois, comecei a faculdade de jornalismo, o curso técnico de Rádio, e estou na estrada há um tempo. Foi assim que eu acabei me envolvendo com a comunicação”, contou por telefone, direto da redação da Globo no Rio de Janeiro para o Jornal do Commercio.

Chegada do jornalista ao Recife

O âncora do NE1 chegou a Recife em 2006. Tempo suficiente para se sentir pernambucano de coração. “Tenho uma relação muito próxima: sou casado com uma pernambucana, tenho um filho pernambucano, a bisavó da minha filha, que mora em São Paulo, é de Serrita, no interior do Estado. Quando cheguei aqui, em 2006, passei a conviver na redação com pessoas que contaram para o Brasil e para o mundo a importância e a relevância de Pernambuco de uma forma geral. Hoje, me sinto em casa quando apresento o telejornal do meio-dia, que é voltado para as comunidades, abrindo espaço para os moradores cobrarem do poder público. Me sinto honrado por estar em Pernambuco realizando o que eu mais gosto, que é trabalhar com informação”, afirma.

'Sempre acreditei no trabalho'

De pé no chão, o jornalista comentou a questão da representatividade de ter mais um negro comandando o telejornal: “Vou usar um pouco do que a minha mãe sempre diz: todo dia é uma construção pela carreira. Seja no trabalho, seja na vida. Eu já tenho 20, indo para 21 anos de profissão. Ao longo dessa minha trajetória, trabalhei em emissoras educativas, na TV Cultura, na TVE do Rio, afiliadas da Globo, emissoras de rádio, e agora, há 13 anos na Globo Recife como apresentador do NE1. Eu sempre acreditei muito no trabalho. E não posso desmerecer o quanto eu trabalho diariamente na profissão, como jornalista de uma forma geral. Seria muito complicado dizer que eu estou aqui só por ser negro. Não é só por isso. É a construção de uma carreira de uma pessoa que saiu do interior de São Paulo que trabalha, que é pai, que é irmão. [...] Não estou aqui preenchendo uma vaga destinada a alguém de um biotipo. É resultado de um trabalho realizado em 20 anos de profissão. Eu vim para cá para trabalhar, fui escalado para isso. É assim que eu vejo”.

Título de cidadão pernambucano

Dois meses depois de ter comandado uma edição especial do Jornal Nacional na TV Globo, o jornalista e apresentador Márcio Bonfim recebeu o título de cidadão de Pernambuco. O projeto de Resolução do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) foi aprovado por unanimidade, no último dia 05 de novembro, durante reunião plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“O título reconhece o profissional que trabalha com amor e dedicação para levar a notícia até a casa do povo. Márcio Bonfim tem papel fundamental para o jornalismo em nosso estado”, disse o deputado Clodoaldo Magalhães.

Últimas notícias