Regina Duarte já disse ''Eu tô com medo'', antes da primeira eleição de Lula, em 2002

Regina Duarte foi convidada para a Secretaria de Cultura; confira a carreira da atriz

Foto: Reprodução/YouTube
Regina Duarte foi convidada para a Secretaria de Cultura; confira a carreira da atriz - FOTO: Foto: Reprodução/YouTube

Regina Blois Duarte nasceu em 1947. Ela estreou no teatro com a peça A Compadecida, baseada na obra de Ariano Suassuna. Em 1964, Regina fez campanhas publicitárias para empresas de sorvetes e refrigerantes. No ano de 1966, a atriz resolveu se mudar para São Paulo, capital. A decisão foi sucedida por um convite de Walter Avancini, para participar da novela A Deusa Vencida, na TV Excelsior.

>> Regina Duarte é convidada para substituir Roberto Alvim na Secretaria de Cultura

>> ''Eu não me sinto preparada para isso'', diz Regina Duarte sobre convite para a Secretaria de Cultura

>> 'Sou chamada de fascista', diz Regina Duarte sobre apoio a Bolsonaro

>> 'Foi a campanha mais bonita da história', diz Regina Duarte sobre Bolsonaro

Na TV Globo, emissora atual da atriz, Regina Duarte estreou em 1969, com a novela Véu de Noiva. O título que ela recebeu, de "Namoradinha do Brasil", veio na época em que ela integrava o casting da novela Minha Doce Namorada, em 1971. No ano de 1972, a atriz global fez a novela Selva de Pedra. No meio da trama, ela descobriu que estava grávida de Gabriela Duarte, mas teve que esconder a gravidez da imprensa, já que não era muito conveniente para a sua personagem engravidar.

Na apresentação, Regina Duarte deu um show, em 1979, quando comandou o especial Mulher 80, da TV Globo. Mas, em 1985, depois de viver a cafona e extravagante Porcina, na novela Roque Santeiro, a atriz deixou o clima global para ir brilhar na extinta TV Manchete. Ela protagonizou o seriado Joana, já que desejava muito trabalhar com Manoel Carlos, o autor da obra.

Em 1990, a atriz deu vida a Maria do Carmo, uma mulher bastante espalhafatosa, na novela Rainha da Sucata. No remake da novela O Astro (2011), ela atuou no papel de Clô Hayalla. Regina Duarte considera este um dos papéis mais marcantes de sua carreira, por ter vivido uma vilã. Em Império (2014), deu vida a Maria Joaquina, uma compradora de Diamantes, que só apareceu nos quatro primeiros capítulos. Além das inúmeras novelas, Regina Duarte ainda contracenou em 14 filmes e diversas peças de teatro.

Por amor

Ao falar de Regina Duarte, é impossível não lembrar de Por Amor. Em 1997, ela contracenou com a sua filha, Gabriela Duarte. Inclusive, Por Amor foi reprisada em 2017, no canal Viva, quando a trama completou 20 anos, e em 2019, na TV Globo. Na trama, Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Helena (Regina Duarte), mãe e filha, viviam em Veneza, na Itália. A novela foi escrita pelo famoso autor Manoel Carlos. Nas histórias escritas por ele, Regina Duarte foi a atriz que mais interpretou a personagem "Helena".

"Eu tô com medo"

Em 2002, durante as eleições presidenciais, a atriz Regina Duarte disse que tinha medo de uma possível vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela temia que o país perdesse a estabilidade econômica que tinha sido conquistada. "Eu tô com medo. Faz tempo que eu não tinha este sentimento. Porque o Brasil, nessa eleição, corre o risco de perder toda a estabilidade que foi conquistada. Eu sei que muita coisa não foi feita, mas também tem muita coisa boa para ser realizada. Não dá para ir tudo para a lata do lixo. Nós temos dois candidatos à presidência. Um eu conheço, que é o [José] Serra. É um homem do [remédio] genérico, do combate à Aids. O outro [Lula], eu achava que conhecia, mas eu já não o conheço mais. Tudo que ele dizia mudou muito e isso dá medo na gente.Outra coisa que dá medo é a volta da inflação desenfreada. Lembra? 80%, ao mês! O futuro presidente vai ter que enfrentar a pressão da política nacional e internacional. E vem muita pressão por aí. É por isso que eu vou votar no [José] Serra, que me dá segurança, porque dele eu sei o que esperar. Por isso, eu voto 45. Voto Serra, e voto sem medo", disse em um vídeo que repercutiu muito na época.

"Homobofia de Bolsonaro é da boca pra fora"

Tão logo postou uma foto ao lado do então candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), a atriz Regina Duarte viu sua página no Instagram ganhar 300 mil seguidores em apenas quatro dias. Nas ruas, é festejada e cumprimentada, tornando-se um dos raros nomes da classe artística a abraçar a candidatura bolsonarista. "Ele tem uma alma democrática", garante Regina, que interpreta as declarações consideradas homofóbicas e racistas do candidato como frutos de um homem com um "humor brincalhão típico dos anos 1950, que faz brincadeiras homofóbicas, mas que são da boca pra fora, coisas de uma cultura envelhecida, ultrapassada".

Veja os principais trechos da entrevista ao Estado de S.Paulo

Quando você se sentiu à vontade para falar de Bolsonaro?

Foi há uns dois ou três meses. Eu estava "no armário", e meu filho mais novo começou a me contestar: já que sempre fui uma pessoa democrática, aberta, justa, como eu podia me fechar no conceito de que Bolsonaro é bruto, tosco, ignorante, violento. "Você já chegou perto dele?" Respondi: "Não preciso me aproximar, sinto que é o candidato da raiva, da impotência, do ódio, contra a corrupção e não quero votar no emissário da raiva". Mas, quando conheci o Bolsonaro pessoalmente, encontrei um cara doce, um homem dos anos 1950, como meu pai, e que faz brincadeiras homofóbicas, mas é da boca pra fora, um jeito masculino que vem desde Monteiro Lobato, que chamava o brasileiro de preguiçoso e que dizia que lugar de negro é na cozinha. Eu tinha algumas opções de voto, como o (Geraldo) Alckmin e o (João) Amoêdo, mas, nesse momento, me caíram fichas inacreditáveis, como as omissões do PSDB. Foi tudo ficando muito feio. Quantos equívocos, quantos enganos! Foi quando notei o tamanho da adesão desse país ao Bolsonaro e pensei: eu sou esse país, eu sou a namoradinha desse país.

Bolsonaro passa a imagem de ser truculento quando o assunto é homossexualidade, feminismo, quando fala sobre índios e nega efeitos negativos da ditadura.

São imagens montadas, pois mostram a reação dele, mas não a de quem provocou a reação. É unilateral. Quando souberam que ele ia se candidatar, começaram a editar todas as gravações e também a provocá-lo para que reagisse a seu estilo, que é brincalhão, machão. Daí fica a imagem de um homem tosco, bruto. Acredito que 80% dessas reações eram brincadeiras dele: você manda uma porrada e ele devolve outra. O homem com quem conversei durante 65 minutos quer chegar lá democraticamente, seguindo todas as regras das nossas instituições. Ele não estudou filosofia, mas o importante é seu preparo para nos proteger da roubalheira descarada. Bolsonaro é fruto do País, é resultado dos erros monstruosos do PT e da falta de mea-culpa.

Você abriu uma porta para outros artistas ao defender abertamente o Bolsonaro?

Alguém me falou que eu estou fazendo muito artista sair do armário, o voto envergonhado. Hoje, se tivesse de dizer alguma coisa para a juventude, usaria minha experiência do depoimento de 2002, quando disse ter medo do Lula. Eu estava completamente alienada, pois o Lula já havia ganhado a eleição. Aí fui botar a cara na TV, feito uma tonta, para falar de um sentimento, de uma intuição tão particular. Não me arrependo, mas, se pudesse voltar no tempo, teria me informado melhor sobre o que estava acontecendo naquele momento. O País queria o Lula e fui dar a cara a tapa à toa.

Qual deveria ser o primeiro passo do novo governante?

Resolver a impunidade, que é inadmissível, pois não se acaba com a violência em um país de impunidade. Meu filho perguntou por que eu estava novamente me envolvendo com política. Respondi que era por ele, pelos filhos dele e por todos nós. Não quero angariar votos para o Bolsonaro, até porque ele não precisa. Mas porque quero ficar com a consciência em paz, ao gritar em nome dos sem voz, dos milhões de brasileiros humilhados por não poderem dar um berro de dor e indignação. É como assinar um cheque em branco. Mas prefiro um cheque em branco da esperança.

Últimas notícias