leitura

Livraria Jaqueira inaugura nova loja no Paço Alfândega

Com 2,7 mil metros quadrados, 100 mil livros, área infantil e café, o espaço abre suas portas na quinta (10/10)

Diogo Guedes
Cadastrado por
Diogo Guedes
Publicado em 08/10/2019 às 12:02
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Depois de pouco mais de um ano, o Recife Antigo volta a ter uma grande livraria a partir da próxima quinta (10/10). Ocupando 2,7 mil metros quadrados, a Livraria Jaqueira abre a sua primeira filial no estacionamento ao lado do Shopping Paço Alfândega . São 100 mil títulos, com direito a área infantil, um amplo café, espaço geek, papelaria, gráfica, área musical e até uma adega.

A área é a mesma da antiga Livraria Cultura, que fechou as suas portas em julho de 2018. Parte das estantes antigas, especialmente no piso superior, foi restaurada e reaproveitada, mas a Livraria Jaqueira também ganhou muitos elementos próprios. O grande destaque do projeto arquitetônico é uma árvore artificial, cercada por um banquinho para quem quiser folhear os livros.

Além de um café, bem maior do que o que existia anteriormente, no segundo andar, a loja traz no térreo um espaço para lanches rápidos, com abertura inclusive para atender clientes de passagem na rua. O destaque é uma máquina de torrefação própria, com grãos selecionados, que opera à vista do público, que pode adquirir um café rápido, o pó de café ou mesmo os grãos.

Segundo Fernando Mendes Neto, diretor financeiro da livraria, o investimento total foi de R$ 5 milhões, a maior parte proveniente de um empréstimo do Banco do Nordeste. São, ao todo, 90 funcionários no local, com alguns remanescentes da antiga Livraria Cultura e outros que já faziam parte da equipe da Livraria Jaqueira.

Na sua abertura, a loja vai contar com títulos de 190 editoras, uma ampliação em relação a Livraria Jaqueira original. O catálogo é mais diverso, com se espera de uma livraria do porte, e ainda pode ser ampliado com editoras pequenas e médias.

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Ambiente da nova loja da Livraria Jaqueira no Paço Alfândega tem 2,7 mil metros quadrados - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Um dos destaques é a árvore que está na entrada da Livraria Jaqueira - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
O café tem amplo espaço e conta com comidas produzidas na própria loja - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
São mais de 100 mil livros - contando também aí quadrinhos - de 190 editoras - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
A loja ainda conta com espaço infantil, com livros, jogos e outras atrações - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Toda o projeto arquitetônico busca remeter ao verde e à natureza - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

PAPELARIA

A área de papelaria traz materiais escolares e muito mais – quem gosta de caneta, papéis e adereços específicos vai ter uma boa gama de opções. A parte de quadrinhos e jogos de tabuleiro é também espaçosa, com action figures e lançamentos. O setor de música traz CDs e, principalmente, LPs – segundo Fernando, a loja anterior tinha uma boa vendagem de produtos para apreciadores de música.

Não há venda de DVDs ou games por enquanto por conta de atrasos nas negociações com fornecedores, mas o plano ter no futuro. O auditório é simples e equipado com iluminação cênica – uma das promessas da Livraria Jaqueira é sempre trazer atividades, principalmente voltada para o público familiar.

No café, todos os produtos são feitos na própria loja, que acabou com a terceirização de produtos para aumentar o padrão de qualidade. Além de café da manhã, uma das apostas é o almoço, com um prato do dia e também opções fit. São quase 150 lugares no espaço. A adega, talvez a parte que mais destoe do restante da loja, tem uma variedade de 300 rótulos de vinho.

HORÁRIO

A expectativa da gerência é atrair entre 1,5 mil e 3 mil pessoas por dia. O horário de funcionamento é das 8h às 20h de segunda a sexta; das 9h às 21h nos sábados; das 9h às 18h no domingo; e das 10h às 19h nos feriados.

Últimas notícias