LANÇAMENTO

Concerto da Orquestra Criança Cidadã, na Itália, ganhará CD e DVD

As imagens para o DVD foram todas captadas de uma vez, durante apresentação em Roma

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 15/05/2016 às 8:30
Leandro Lima/Divulgação
As imagens para o DVD foram todas captadas de uma vez, durante apresentação em Roma - FOTO: Leandro Lima/Divulgação
Leitura:

A Orquestra Criança Cidadã (OCC) acaba de dar mais um passo na bela história que tem construído na última década. O grupo, formados por 47 jovens músicos da comunidade do Coque, entre 12 e 18 anos, finalizou o primeiro álbum produzido fora do país: um material duplo, com CD e um DVD gravados em novembro de 2015, em Roma, na Itália.

Concertos de Bach para Violino e Orquestra por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo registra um concerto aberto, realizado na Basilica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti, composto por três obras para violino e orquestra do compositor alemão Johann Sebastian Bach, um dos maiores nomes da música clássica mundial.

A participação especial da solista Yoko Kubo, uma das violinistas de maior relevância atualmente, marca o segundo encontro entre os garotos e a instrumentista. Eles se conheceram por intermédio de Yasukaze Chaki, presidente da Bunkyo Gakki, maior fabricante de instrumentos de corda do Japão e parceira da OCC.

“Temos uma escola profissionalizante de Luthieria, na qual os alunos aprendem a construir instrumentos, uma das únicas três existentes em todo o Brasil. O senhor Yasukake se interessou por esse detalhe do nosso trabalho e nos apresentou a Yoko”, contou o maestro Nilson Galvão Júnior, regente da Criança Cidadã.

Após o primeiro encontro, Kubo, que é de religião católica, foi convidada para a apresentação realizada especialmente para o papa Francisco, em outubro de 2014, no Vaticano. “Foi a realização de um sonho dela também, que sempre quis se apresentar em uma catedral”, detalhou o maestro.

O processo aconteceu em quatro dias. As imagens para o DVD foram todas captadas em único dia, durante o concerto, com presença de plateia. Já o CD precisou dos cuidados da gravação em estúdio, com três dias intensos de trabalho. “Apesar da exigência por concentração, todos se ajudaram e cobraram dedicação uns dos outros. Fiquei muito feliz com o comprometimento e resultado final”, comemorou Galvão.

Os alunos já haviam passado por uma experiência parecida. Em 2010 eles participaram de um programa especial, veiculado pela TV Globo, intitulado Concerto para Gonzaga, no qual foram regidos pelo violoncelista italiano Vittorio Ceccantti. A ocasião também festejou os quatro anos de existência da OCC.

O material rendeu CD e DVD onde a obra do rei do baião, Luiz Gonzaga, é revisitada e celebrada pela OCC, à época comandada pelo maestro fundador Cussy de Almeida. “Mas dessa vez a responsabilidade é mais intensa, além de ser um palco maior, estavam numa importante basílica”, pontua Nilson Galvão Júnior.

O lançamento tem previsão para acontecer junto ao concerto oficial pelo aniversário de dez anos da Orquestra Criança Cidadã, com a presença de Yoko Kubo. O evento está marcado para o dia 2 de setembro, no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

A caminho de se tornar uma sinfônica

O segundo semestre de 2016 será agitado para a Orquestra Criança Cidadã. Além do lançamento oficial do novo álbum, estão sendo organizados três importantes concertos que prometem explorar mais ainda o desenvolvimento técnico dos meninos. 

No dia 31 de outubro, fazem concerto temático de Halloween, que deve aportar também no Teatro Luiz Mendonça. 

Os festejos de Natal serão celebrados com uma apresentação na Igreja Matriz de Ipojuca, onde aconteceram os três últimos concertos natalinos do grupo. 

Já a longo prazo, a intenção é ampliar ainda mais o alcance do projeto. O maestro Nilson Galvão Júnior explica: “Estamos nos organizando para completarmos nosso corpo docente com professores de trompete e trombone, os dois instrumentos que faltam para sermos uma orquestra sinfônica”, conta. “Estamos terminando um ciclo importante e investindo mais ainda”. 

Os instrumentos de sopro que já fazem parte do conjunto - flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e trompa -, serão refinados, junto à professores e estudantes, para mais tarde se juntarem ao trompete e ao trombone na nova formação. 

Se tudo acontecer como planejado, em até cinco anos a Orquestra Sinfônica Criança Cidadã virá ao mundo.

Últimas notícias