Entrevista

Xand e Solange trazem Arraiá do Aviões para o São João da Capitá

Dupla do Aviões do Forró é uma das atrações desta sexta-feira (10), no primeiro dia da festa

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 10/06/2016 às 11:55
Foto: Divulgação
Dupla do Aviões do Forró é uma das atrações desta sexta-feira (10), no primeiro dia da festa - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Considerada uma das bandas de maior sucesso no segmento, o Aviões do Forró foi criado em Fortaleza no ano de 2002. O grupo, liderado pela baiana Solange Almeida e por Xand Avião, e mantém a formação original desde o início da carreira. Há 14 anos na estrada, eles são uma das atrações principais do São João da Capitá nesta sexta-feira (10) e concorrem ao Troféu Danado de Bom, da TV Jornal Interior, como a Melhor Música do São João 2016 com o hit Banca de Flores. (vote aqui)

Em entrevista ao JC, a dupla recordou suas lembranças de São João e contou um pouco do projeto Arraiá do Aviões, preparado especialmente para o período junino.

JORNAL DO COMMERCIO - A festa São João da Capitá, aqui no Recife, completa 15 anos. Quais são as lembranças do período junino que vocês tem quando eram mais jovens?
SOLANGE ALMEIDA - Como sou do interior da Bahia e lá o São João é muito tradicional, me lembro da época em que sentávamos na calçada para assar milho na fogueira e ajudar minha mãe no preparo das guloseimas derivadas do milho: pamonha, canjica, bolos diversos... E todos os anos eu concorria ao concurso de Rainha do Milho da escola. Amava as quadrilhas!

JC - Qual a música mais marcante deste período pra vocês e porquê?
XAND AVIÃO - Eu no período junino ouvia muito Mastruz com Leite e Chiclete com Banana que, como muitos não sabem, na época também tocava forró, não só axé. Se eu pudesse escolher uma música, escolheria Olhinhos de fogueira, que é do Mastruz com Leite e tem uma letra perfeita que retrata uma noite de São João.
SOL - As de Luiz Gonzaga e Trio Nordestino para mim são marcantes. Era o que ouvíamos lá no meu interior, em Alagoinhas, Bahia. Me lembra a infância feliz que tive.

JC - Nessa época, o show de vocês sofre alguma modificação para ser mais adaptado às festividades juninas?
XAND - O São João do Aviões é um dos eventos que vem começando cada vez mais cedo por conta do projeto Arraiá do Aviões.  Fazemos com ele um “pré São João” que anima muito a galera por onde passamos.
SOL - Nosso arraiá esse ano já passou por várias cidades e a receptividade do público está cada vez mais calorosa. Incluímos no nosso show um bloco de músicas juninas e a galera tem ido ao delírio! O repertório está cada vez mais completo para essa data tão especial, já que o São João é o mês do forró!

JC - Se pudessem escolher uma música para definir a trajetória do Aviões, qual seria e porquê?
XAND - Se pudesse escolher uma música pra trajetória do Aviões seria Coração. Foi a música que levou o Aviões para outros estados e regiões fora o Nordeste.

JC - Quais são os próximos planos do Aviões do Forró?
SOL - Por enquanto estamos trabalhando nos últimos lançamentos: nosso primeiro clipe, de Não me esqueceu, né?, uma canção belíssima gravada na voz de Xand.
XAND - Também estamos pensando em um CD de músicas inéditas, mas ainda não temos previsão de lançamento.

Últimas notícias