Pesado

Festival Tonelada reúne diferentes expressões do metal local

Resgatando as memórias dos shows de metais no Recife dos anos 1990, o Festival Tonelada é realizado hoje no SinsPire, a partir das 21h

Editoria de Cultura
Cadastrado por
Editoria de Cultura
Publicado em 24/05/2019 às 9:10
Foto: Adriano Sobral/Divulgação
Resgatando as memórias dos shows de metais no Recife dos anos 1990, o Festival Tonelada é realizado hoje no SinsPire, a partir das 21h - FOTO: Foto: Adriano Sobral/Divulgação
Leitura:

A cena do metal local talvez tenha uma dificuldade maior em encontrar espaços para expor o peso de seu som, encontrando muitas vezes saídas ao tocar em ambientes com estruturas não tão dignas para o engajamento das bandas. Visando dar um fôlego diferente a esse cenário, aporta no SinsPire, Bairro do Recife, o Festival Tonelada, levando diferentes expressões do metal, do clássico ao power, e misturando seus fiéis públicos. Subirão ao palco os grupos Demoniah, Brutal Order, Final Age e Iron Maiden Cover, a partir das 21h.

A ideia partiu do produtor Arthur Carioca, também integrante da Iron Maiden Cover, a partir das memórias que tinha de espaços que o metal ocupava na cidade na década de 1990, a exemplo do Dokas Hall, localizado na mesma área do SinsPire, que chegou a receber nomes como Blaze Bailey, Hanagorik, Paul Dianno, além das bandas locais. "Era uma cena que não existe mais, tínhamos vários outros espaços. Eu vejo essa mudança como algo normal, de ciclo. Hoje é sempre uma luta para encontrar local, mas o metal tem o público mais fiel de todos, então é bom ter um evento que agregue", explica Arthur.

Dentro desse escopo, a ideia é a de misturar as variações dentro do próprio ritmo. A Final Age entra com o metal melódico, a Demoniah com o Death n’ Roll, a Brutal Order com o trash e a Iron Maiden Cover trazendo o metal clássico da banda inglesa. “A ideia é colocar bandas que são as melhores atualmente no nosso cenário, grupos que estão no circuito, promessas, cada uma dentro de seu estilo”, afirma o produtor.

Arthur já atuou como produtor em grandes eventos, como as duas passagens do Iron Maiden pelo Recife, Black Eyed Peas e Paul McCartney, pretendendo levar essa bagagem para dar uma estrutura de som e ambiente mais reforçados para bandas que geralmente são associadas a shows em ambientes mais "minguados" no sentido de qualidade técnica. "A ideia é proporcionar uma experiência diferente para um público que muitas vezes está acostumado com qualquer coisa. Queremos tirar essas bandas dessa ideia de que shows undergrounds sejam sinônimo de som ruim", elabora.

A grande expectativa do Festival Tonelada gira em torno de como será a mistura de tribos tão diferentes dentro do público headbanger. "Esperamos entre 200 e 300 pessoas e estou curiosíssimo para saber qual vai ser o resultado disso. Estamos tendo uma aceitação muito grande nas redes sociais, mas não sei quem vai, quero ver se dará certo essa mistura, mas queremos que seja um projeto perene e aumentar sua dimensão", conclui Arthur. Os ingressos custam R$ 40 e o SinsPire fica na Rua da Guia, 234, Bairro do Recife.

Serviço

l Festival Tonelada – Hoje, 21h. SinsPire Hub (Rua da Guia, 234, Praça do Arsenal, Bairro do Recife). Ingresso: R$ 40, à venda nas lojas Disco de Ouro (Rua Sete de Setembro, 318) e Hellcife Distro (Av. Guararapes, 154, Ed. Almare).

Últimas notícias