'A Menina dos Olhos'

Maria Bethânia reafirma seu amor ao samba em novo disco

Diva da música brasileira lançará ainda um álbum de inéditas em 2020

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 22/12/2019 às 15:30
Jorge Bispo/Divulgação
Maria Bethânia completará 56 anos de carreira - FOTO: Jorge Bispo/Divulgação
Leitura:

“Quando eu fiz o disco, para agradecer à Mangueira pela homenagem que me prestou e à vitória que conquistamos juntas, pensei em trazer aquele som de Santo Amaro. Queria fazer uma coisa que fosse o samba do Rio de Janeiro, o samba da Mangueira – com sua tradição, seu estilo, sua sofisticação –, mas que trouxesse toda a memória musical de Santo Amaro, infantil, comovida da minha infância. Então eu convidei o Letieres Leite, que é baiano, mas que é um músico do mundo”, diz Maria Bethânia sobre Mangueira – A Menina dos Meus Olhos (Quitanda, com distribuição Biscoito Fino), disco com repertório em que a escola verde e rosa é recorrente nas noves faixas.

Com um lançamento engatilhado para o primeiro semestre de 2020, Bethânia esquivou-se às entrevistas sobre o álbum. O foco continua sendo na turnê Claros Breus, levando o tributo à Mangueira tornar-se quase um disco extra-carreira, uma homenagem pessoal.

Bethânia já cantou a Mangueira antes. Num disco de sambas-enredos de 1994, com Caetano Veloso, David Correa, Gal Costa, Gilberto Gil e Jamelão, gravou Atrás da Verde-e-Rosa Só Não Vai Quem Já Morreu (enredo da escola naquele ano, de David Correia/Paulinho Carvalho/Carlos Senna/Bira do Ponto). Ela regravaria o samba no DVD Maria Bethânia ao Vivo (1995) e voltaria a ele no show De Santo Amaro a Xerém, dividido com Zeca pagodinho (2018). O show tem um bloco dedicado ao samba de escolas e nele foram incluídos também Chico Buarque da Mangueira (Nelson Dalla Rosa/Vilas Boas/Nelson Copiai/Carlinhos das Camisas), samba enredo do desfile do Carnaval de 1998, em que a Estação Primeira da Mangueira homenageou o compositor. E ainda Exaltação à Mangueira (Enéas Brites da Silva/Aloísio Augusto da Costa)), e Maria Betânia, A Menina Dos Olhos de Oyá (Alemão do Cavaco/Almyr/Cadu/Lacyr Da Mangueira/Paulinho Bandolim/Renan Brandão), o samba enredo composto para a homenagem da escola à baiana no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí.

AMOR AO SAMBA

O samba é recorrente na obra extensa de Maria Bethânia, que já no primeiro compacto, de 1965, canta Noel Rosa e, no segundo, o sambista baiano Batatinha (Só eu Sei) e o carioca Monsueto (Mora na Filosofia). Embora seja um presente à Mangueira que, ao homenagear Maria Bethânia, saiu de um jejum de 14 anos sem ser campeã no Carnaval, Mangueira – A Menina dos Meus Olhos, como praticamente todos os projetos da cantora é amarrado por um roteiro, um conceito. Aqui ela ressalta a origem africana do samba, enfatizada pela percussão dirigida pelo maestro Letieres Leite. Porém, numa cadência de samba urbano, buarquiano. Ela abre o repertório com A Flor e o Espinho, curiosamente, a primeira vez que Bethânia canta Nelson Cavaquinho em disco (uma parceria com Guilherme de Brito).

Intercala A Flor e o Espinho e Mangueira (Assis Valente/Zequinha Reis) com uma citação do escritor angolano Mia Couto, que define este projeto particular de sambas: “A música é a língua materna de Deus. Foi isso que nem católicos, nem protestantes entenderam, que em África os deuses dançam. E todos cometeram o mesmo erro: proibiram os tambores. Na verdade, se não nos deixassem tocar os batuques, nós os pretos faríamos do corpo um tambor, ou mais grave ainda, percutiríamos com os pés sobre a superfície da Terra, e assim abrir-se-iam brechas no mundo inteiro”.

Louve-se o maestro Letieres Leite e sua orquestra, com arranjos refinados e percussão ressoando elegantemente. Bethânia está impecável. Ela mistura canto e falas em Sei Lá Mangueira (Paulinho da Viola/Hermínio Bello de Carvalho), e reforça o coro, com Caetano e Moreno Veloso, no samba inédito Maria Bethânia, A Menina dos Olhos de Oyá.

Últimas notícias