LGBTQI+

Conheça artistas trans que têm brilhado na música

No Brasil e no mundo, membros da comunidade trans têm quebrado barreira

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 29/01/2020 às 11:36
Instagram/Reprodução
No Brasil e no mundo, membros da comunidade trans têm quebrado barreira - FOTO: Instagram/Reprodução
Leitura:

Nesta quarta-feira (29) celebra-se o Dia da Visibilidade de Transexuais e Travestis. A comunidade, historicamente perseguida no Brasil, país que mais mata pessoas trans no mundo, tem uma longa história de luta e resistência contra o preconceito e a transfobia em várias frentes, entre elas, a arte.

Na música, artistas nacionais e internacionais têm colocado seus talentos, vivências e corpos no centro do debate. Para celebrar a potência artística dos artistas trans na música, separamos alguns nomes que têm se destacado no Brasil e no mundo. Confira:

LINIKER

A artista é um dos nomes mais aclamados da MPB contemporânea e integra a banda Liniker e os Caramelows. O coletivo já lançou dois elogiados álbuns, Remonta (2016) e Goela Abaixo (2019). Ela também aparece no projeto Acorda Amor, que reuniu outras cantoras brasileiras, como Maria Gadu, Letrux e Luedji Luna e Xênia França e foi lançado em 2020.

AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA

O trio é formado pelas cantoras Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi. Com influências que passam pela MPB, soul, rock e outros gêneros musicais, já lançaram três álbuns: Mulher (2015), Bixa (2017) e Tarântula (2019). No dia 30 de março de 2020, a banda faz show no Teatro Santa Isabel, no Recife, dentro do 26º Janeiro de Grandes Espetáculos.

LINN DA QUEBRADA

Nome artístico de Lianna Pereira, Linn da Quebrada é uma cantora, atriz e ativista das questões LGBT. Seu primeiro disco, Pajubá, (2017), foi muito bem recebido pela crítica e pelo público por suas inovações sonoras e letras poderosas. Um novo álbum, intitulado Trava Línguas, deve ser lançado ainda em 2020. Linn já participou de filmes como Corpo Elétrico (2017) e Bixa Travesty (2019), além de ter sido um dos destaques da série Segunda Chamada, da Rede Globo.

MULHER PEPITA

Nome proeminente no funk, Mulher Pepita também se tornou um sucesso na internet graças à sua personalidade cativante e à forma honesta e empoderadora com a qual lida desde temas sérios até questões do cotidiano.

DANNY BOND

Natural de Alagoas, Danny Bond também tem se destacado na internet com seu humor escrachado e letras de alto teor sexual com muitas doses de humor. Sua canção mais recente, Aquecimento da Bond, é uma das apostas para o Carnaval.

KIM PETRAS

Uma das promessas do pop internacional, a cantora e modelo alemã lançou dois álbuns em 2019, Clarity e Turn off The Light. O primeiro, inclusive, foi apontado como um dos melhores álbuns do ano pelo jornal The New York Times.

ANOHNI

Conhecida inicialmente como vocalista da banda Antony and The Johnsons, a cantora britânica se tornou, em 2016, a segunda pessoa abertamente transexual a ser indicada ao Oscar. Ela concorreu na categoria de melhor canções original por Manta Ray, do filme Racing Extinction. Seu álbum solo, Hopelessness, foi considerado um dos melhores de 2016.

Últimas notícias