Futuro

Na área de direito, domínio de sistemas digitais é primordial

Tecnologia já permeia todas as áreas, das questões trabalhistas às empresariais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/12/2015 às 7:19
Foto: Free Images
Tecnologia já permeia todas as áreas, das questões trabalhistas às empresariais - FOTO: Foto: Free Images
Leitura:

A velocidade do desenvolvimento das várias áreas das ciências impacta diretamente a vida de todos e, consequentemente, muda as demandas feitas à Justiça. Por isso, para diversos especialistas do ramo, muito mais que um segmento específico do direito, entender e se atualizar sobre as diversas tecnologias é uma exigência gradativamente imposta a todos os profissionais desse setor.

“Todas as rotinas, de todas as áreas, são afetadas pela internet. Tudo que antes só acontecia no meio físico tradicional agora tem espaço na internet. Isso se reflete na área trabalhista, por exemplo, recaindo sobre o controle da jornada de trabalho, a necessidade de o empregado estar de prontidão, mesmo que remotamente. Até mesmo no direito empresarial, com contratos firmados a distância”, exemplifica o presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Frederico Duarte.

Segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert), o número de fraudes virtuais cresceu 500% entre 2013 e 2014 no País, o que ilustra o crescimento na demanda criminal. Mas a internet ainda traz questões relacionadas a direitos autorais, privacidade, direitos humanos e de acesso à informação, por exemplo.

Para além do mundo digital, as inovações da ciência ainda trazem à tona especialidades como a bioética, que trata das questões morais relacionadas a pesquisas e práticas na ciência e na medicina. “A sociedade está mudando sempre, não para. Mas os novos conhecimentos que estão surgindo e têm que se aplicar na medicina precisam seguir as regras fundamentais da conduta humana. Um médico não pode fugir da sua ética. É disso que a bioética trata”, explica o professor da Faculdade Aeso, Nilzardo Carneiro Leão.

Últimas notícias