Demissões

Volkswagen terá novo plano de demissão voluntária em São Bernardo

Em nota, a Volkswagen afirmou que a medida visa "manter a competitividade da fábrica Anchieta e adequar a produção à demanda de mercado"

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 01/12/2014 às 20:02
Foto: Comunicação / Volkswagen do Brasil
Em nota, a Volkswagen afirmou que a medida visa "manter a competitividade da fábrica Anchieta e adequar a produção à demanda de mercado" - FOTO: Foto: Comunicação / Volkswagen do Brasil
Leitura:

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista se reunirá na tarde de terça-feira (2) para votar um plano de demissão voluntária (PDV), elaborado em acordo com a Volkswagen. O documento definirá o corte de cerca de 2.100 operários -aproximadamente 16% do quadro total de funcionários da empresa. A assembleia acontecerá na fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

As negociações tiveram início em julho e incluíram a nacionalização do sedã médio Jetta, que passa a ser montado na unidade paulista no início de 2015. Hoje, o carro é produzido no México.

O prazo de vigência deste PDV não foi informado. De acordo com o sindicato, benefícios como participação nos lucros e resultados permanecem inalterados.

Em nota, a Volkswagen afirmou que a medida visa "manter a competitividade da fábrica Anchieta e adequar a produção à demanda de mercado".

Entre as propostas está também a prorrogação do acordo coletivo vigente, cujo encerramento passaria de 2016 para 2019. O contrato atual prevê reajustes salariais em 2015 e 2016, mas que devem ser substituídos por abonos de até R$ 8,5 mil.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os trabalhadores que aderirem ao plano receberão até quinze salários extras, dependendo do tempo de casa. Os funcionários que estiverem próximos da aposentadoria receberão um acréscimo de dez salários. O acordo costurado com a VW prevê estabilidade até 2019 aos funcionários que optarem por continuar na empresa.

Últimas notícias