PRÁTICA ILEGAL

BBom tenta recrutar novos investidores e MPF alerta sobre pirâmide financeira

Empresa teve seus bens bloqueados em 2013, mas continua atuando nas redes sociais

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 04/10/2016 às 8:21
Foto: Free Images
Empresa teve seus bens bloqueados em 2013, mas continua atuando nas redes sociais - FOTO: Foto: Free Images
Leitura:

Mesmo após a confirmação da prática de pirâmide financeira pela perícia judicial, a BBom continua a mobilizar investidores através das redes sociais. O alerta foi dado pela Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO). O órgão identificou que a empresa voltou a entrar em contato com seus antigos investidores afirmando que se seus cadastros fossem atualizados eles receberiam informações sobre o andamento do processo na Justiça. Apesar de o processo correr em Goiânia, a empresa tem associados em todo o País.

A procuradora do MPF-GO Mariane Mello de Oliveira, alerta que as pessoas que decidiram investir na BBom depois de agosto de 2013 – quando a Justiça determinou o bloqueio dos bens da empresa – estão ainda mais vulneráveis a perder dinheiro. “O juiz irá determinar primeiro o pagamento das dívidas tributárias e depois as trabalhistas. O valor restante, se houver, será dividido entre os investidores até o período do bloqueio. Ou seja, nem quem investiu até essa data tem garantia de receber seu investimento de volta”, alerta a procuradora.

Segundo Mariane Guimarães, a BBom deve, somente à Receita Federal, cerca de R$ 400 milhões, enquanto a dívida trabalhista é em torno de R$ 170 mil.

A perícia que concluiu a prática de pirâmide financeira foi divulgada em junho deste ano. O laudo indica que a prática era cometida desde o início das atividades da BBom, que os planos oferecidos eram economicamente inviáveis e que seu faturamento de 2013 não era suficiente para cobrir seus custos.

Diante dessas conclusões, o MPF-GO solicitou o julgamento definitivo do processo e acolhimento dos pedidos feitos na Ação Civil Pública de pagamento de dívidas, devolução do dinheiro e dissolução da empresa. “Depois da decisão do juiz, a empresa poderá recorrer da sentença, mas poderá se isentar de pagar sua dívida junto à Receita, por exemplo”, explica Mariane Mello de Oliveira.

A reportagem entrou em contato com a Embrasystem, responsável pela BBom, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

CUIDADOS

Diante da falta de garantias, a procuradora orienta que a população busque se informar melhor sobre investimentos que parecem atraentes antes de aplicar seu dinheiro. “Qualquer proposta que se apresenta muito mais vantajosa que o que se encontra no mercado deve ser olhada com mais cuidado”, recomenda. 

JC-ECO1004_PIRAMIDE_WEB

Caso o investidor desconfie da atividade da empresa, ele deve pesquisar sobre seu histórico em associações e plataformas online de reclamação de consumidores, Receita Federal e associações de vendas diretas. Essas últimas costumam ser usadas como camuflagem para entidades que praticam a pirâmide financeira (entenda a diferença na arte acima). A própria Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) possui um cadastro em seu site com os nomes das empresas que atuam de fato nesse formato de negócio e esclarece dúvidas sobre o assunto em seu site: www.abevd.org.br.


» CONFIRA A CARTILHA DA ABEVD SOBRE O ASSUNTO:

Últimas notícias