ploa

Governo envia ao Congresso projeto de lei orçamentária de 2020

Projeto que deve ser detalhado ainda nesta sexta pelo Ministério da Economia

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 30/08/2019 às 13:13
Foto: Agência Câmara
Projeto que deve ser detalhado ainda nesta sexta pelo Ministério da Economia - FOTO: Foto: Agência Câmara
Leitura:

O governo encaminhou ao Congresso Nacional o texto do projeto de lei orçamentária anual (PLOA) de 2020 e o texto do projeto de lei que institui o Plano Plurianual da União para o período de 2020 a 2023. As mensagens de encaminhamento foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que circula no início da tarde desta sexta-feira, 30.

O DOU traz apenas a mensagem de envio, sem a íntegra do projeto que deve ser detalhado ainda nesta sexta pelo Ministério da Economia.

Não há, no entanto, até o momento, confirmação do horário da entrevista.

Na quinta-feira, 29, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, adiantou que o PLOA de 2020 trará uma nova previsão de queda no investimento do Governo Central.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) também noticiou na quinta-feira a possibilidade de suspensão de novas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida e do redirecionamento de recursos do Sistema S para o governo bancar alguns gastos do orçamento.

"Até eu estou chorando', diz Bolsonaro sobre Orçamento

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que até ele está "chorando" pela falta de recursos previstos para o Orçamento de 2020. "Todos estão reclamando, até eu estou chorando", disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta sexta.

Às vésperas do envio da proposta ao Legislativo, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu alertas de ministérios de que os recursos previstos são insuficientes e podem comprometer a compra de livros escolares, pagamentos de bolsas de estudo e entrega gratuita de medicamentos, entre outros serviços.

"Eu falei para o Paulo Guedes, o meu ministério, eu adotei um ministério, o da Defesa, mesmo eu adotando o da Defesa está difícil para mim, está apertado", reclamou o presidente.

Bolsonaro disse que a situação é reflexo de "irresponsabilidade" de gestões passadas. "Eu sabia disso, não estou chorando, não."

Últimas notícias