consumidor

Depósito do Hiper Bompreço de Casa Forte é interditado

Há quatro dias, o supermercado havia sido fechado por conta de produtos impróprios para consumo, alimentos em estado de putrefação, fezes e carcaças de roedores. O depósito não foi vistoriado na semana passada

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/05/2014 às 16:38
Foto: PCR/Divulgação
Há quatro dias, o supermercado havia sido fechado por conta de produtos impróprios para consumo, alimentos em estado de putrefação, fezes e carcaças de roedores. O depósito não foi vistoriado na semana passada - FOTO: Foto: PCR/Divulgação
Leitura:

Atualizada às 17h39

Um depósito localizado no subsolo do Hiper Bompreço de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, foi interditado na tarde desta segunda-feira (12), após uma vistoria da Vigilância Sanitária, junto com o Procon Pernambuco e a Delegacia do Consumidor. A área foi fechada por conta da falta de higiene, com sujeira e mau odor, por conta de encanações do esgotamento sanitário e ralos da loja que passavam perto do local.

O período de interdição não foi determinado, pois o local vai precisar passar por uma reforma estrutural. Os alimentos que estavam lá não podem ser retirados. O Hiper vai precisar pedir a desinterdição à Vigilância Sanitária, para retirar os produtos e começar uma reforma. De acordo com o órgão, esse é um processo demorado por conta do tamanho do depósito. 

A chefe do setor de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária do Recife, Geise Belo, disse que todo o depósito deve ser revisto. "Em relação às instalações hidráulicas, elétricas, tem muita infiltração. É uma reforma geral no depósito, tem muito a ser feito", explicou Geise.

A Vigilância Sanitária deu 24h para a empresa apresentar um projeto de reforma. O órgão vai avaliar se é viável e vai dar um cronograma. Todo alimento que está lá dentro deve ser vistoriado um a um. "A partir desse momento ele pode começar a reforma e só pode armazenar com a reforma pronta", continuou Geise Belo.

A nova interdição no supermercado acontece quatro dias depois de toda a unidade ser fechada por conta de produtos impróprios para consumo, alimentos em estado de putrefação, fezes e carcaças de roedores. O depósito no subsolo não foi vistoriado na quinta-feira (8), pois a existência dele foi omitida pelo Hiper. A omissão não agrava a interdição.

A Vigilância Sanitária recebeu uma denúncia de que havia esse depósito subterrâneo. Na manhã desta segunda, foi ao local e constatou sua existência. A tarde, vistoriou e interditou o local. Lá, ficam armazenados os alimentos que vão para a loja. O Hiper Bompreço deve agora armazenar apenas os alimentos que couberem na loja e nos depósitos menores.

Um auto de infração foi gerado. A partir dele, será feito um processo administrativo e em seguida, os advogados da Vigilância Sanitária vão dizer qual é a penalidade. Na vistoria anterior, os fiscais perguntaram aos funcionários do supermercado se havia mais algum depósito e eles negaram. De acordo com a chefe de Controle de Alimentos, muitas caixas impediam o acesso, e apenas pessoas que conhecem a loja saberiam que existia algo ali atrás. "Os advogados vão julgar todos os fatos para que a gente possa apurar de uma forma melhor a questão desse depósito", completou Geise Belo.

Na interdição da última semana, o supermercado deveria ficar fechado por cinco dias, mas na sexta-feira (9), após cumprir a determinação de corrigir os problemas, o Hiper de Casa Forte foi reaberto.

Em nota, o Walmart Brasil, responsável pelo Hiper Bompreço, disse que a reforma já foi iniciada. 

Leia abaixo a nota na íntegra:

"O Hiper Bompreço Casa Forte já iniciou as obras de melhorias em seu depósito para atender as observações apontadas, na tarde desta segunda-feira (12), pelas autoridades que estiveram no local."

Últimas notícias