TRANSTORNO

Falta de energia permanece e causa prejuízos no Recife

Desde a tarde dessa sexta-feira, muitos estabelecimentos da Zona Norte da cidade estão sem energia elétrica

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/01/2016 às 15:34
Foto: JC Imagem
Desde a tarde dessa sexta-feira, muitos estabelecimentos da Zona Norte da cidade estão sem energia elétrica - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Após uma sexta-feira de muita chuva e ventos fortes, vários recifenses acordaram neste sábado (30) contabilizando os prejuízos causados pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que derrubou árvores, travou o trânsito e alagou diversas vias da cidade. Para empresários que comandam restaurantes e padarias na Zona Norte da capital pernambucana, além de todos esses transtornos, a falta de energia fez com que o início do final de semana fosse de estabelecimentos com portas fechadas e prejuízos no orçamento.

A noite de sexta-feira e o sábado, que costumam ser os dias de maior movimentação em estabelecimentos alimentícios, foram diferentes para padarias, restaurantes e pizzarias localizados nos bairros da Jaqueira, Aflitos e Graças, na Zona Norte do Recife. Por conta da grande quantidade de chuvas que atingiram toda a Região Metropolitana, uma queda de energia, que começou por volta das 17h de ontem, faz com que até a tarde deste sábado, alguns estabelecimentos continuassem fechados.

De acordo com o empresário André Saburó, o seu restaurante e outros estabelecimentos vizinhos, no bairro da Jaqueira, não conseguem atender os clientes. O motivo é a falta de energia que, de acordo com Saburó. "Nenhuma loja da região abriu ontem à noite. Tivemos que fazer remanejamento de alimentos para uma unidade do bairro de Boa Viagem. Consegui falar com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) na noite da sexta-feira, eles disseram que a energia voltaria às 23h. Até o momento (14h), ainda estamos sem o fornecimento", afirma.

Em uma pizzaria e uma padaria do bairro das Graças, a energia foi restabelecida durante este sábado, mas ainda assim os estabelecimentos ainda não funcionam normalmente. "A pizzaria só funciona à noite, ontem não conseguimos abrir e deixamos de faturar e de atender os clientes. A energia voltou, mas ainda estou sem o funcionamento da internet e não consigo nem calcular os prejuízos. Um equipamento de segurança foi danificado e a padaria não abriu durante a noite de ontem", desabafa o empresário Marcelo Silva.

Por meio de assessoria, a Celpe informa que cerca de 80% do sistema já foi normalizado. As pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo relacionado ao estrago de alimentos devem procurar um dos postos de atendimento da companhia, que estão funcionando em esquema especial de atendimento neste sábado. Para os demais tipos de avarias, é possível contatar a distribuidora por meio da agência virtual. Para realizar as denúncias é preciso que o titular da conta esteja presente.

Últimas notícias