Investimento

Projeto incentiva exportação para pequenos produtores

Projeto da AD Diper propõe redução de custos logísticos para segmento em Suape

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/02/2016 às 11:38
Foto: Igo Bione/JC Imagem
Projeto da AD Diper propõe redução de custos logísticos para segmento em Suape - FOTO: Foto: Igo Bione/JC Imagem
Leitura:

Pequenos produtores terão incentivo para exportar pelo Complexo Industrial e Portuário de Suape. A diretoria do porto e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) lançaram o Projeto de Consolidação de Cargas para Exportação (PCCE), com proposta de reduzir os custos logísticos e facilitar o ingresso no mercado internacional. Historicamente, o terminal tem um perfil mais importador, acompanhando a tendência estadual de entreposto comercial do Nordeste. 

Armadores, agentes de carga, terminais e portos de destino participaram de reuniões e foram convidados a participar do projeto. Aos armadores foi solicitada a apresentação de propostas de fretes subsidiados para mercados potenciais, por um prazo mínimo de 12 meses, para estimular os novos exportadores. Para articular essa rede exportadora, a AD Diper, com apoio da Fiepe e do Sebrae, está identificando um conjunto de pequenos exportadores com cargas compatíveis e interesse em exportar para um determinado destino.

Na última segunda-feira, o projeto foi apresentado a empresários na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). “Queremos criar uma rede organizada em que o pequeno produtor seja beneficiado de fato. A união das empresas vai fazer dessa ideia uma realidade produtiva e rentável para todos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Thiago Norões.

O Projeto de Consolidação de Cargas para Exportação (PCCE) será dividido em quatro etapas. Primeiro serão identificados os pequenos exportadores com cargas compatíveis e esses serão capacitados para operar no mercado externo. Em seguida, as mercadorias e os destinos serão identificados e passados para a cadeia logística. O terceiro passo será a definição dos custos, prazos e as datas de embarque para a mercadoria. Por último, as cargas serão entregues no terminal de destino e todo o gerenciamento de despacho aduaneiro e documentações necessárias ao produto serão concentrados no agente de carga envolvido no processo. Durante um ano, as entidades governamentais envolvidas darão suporte às operações. Depois desse período, é esperado que as negociações ocorram, diretamente, entre exportadores e a cadeia logística.

Últimas notícias