CAPACITAÇÃO

Celpe oferece curso gratuito sobre o uso eficiente da energia elétrica para professores

Há vagas para professores das redes pública e particular nas cidades de Garanhuns, Recife, Araripina, Petrolina, Carpina e Serra Talhada

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/03/2016 às 9:41
Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas
Há vagas para professores das redes pública e particular nas cidades de Garanhuns, Recife, Araripina, Petrolina, Carpina e Serra Talhada - FOTO: Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas
Leitura:

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai oferecer o curso gratuito "Energia que Transforma" sobre o uso eficiente da energia elétrica. As 240 vagas são para professores do Ensino Médio e Fundamental II das  redes pública e particular.

A capacitação vai acontecer nas cidades de Araripina, Petrolina e Serra Talhada, no Sertão do Estado, Carpina, na Zona da Mata, Garanhuns, no Agreste, e Recife no período de 5 de abril a 19 de maio.Para se inscrever, é preciso acessar o site da Celpe e clicar no link do projeto Energia que Transforma. O curso terá carga horária de 24 horas, com três dias de formação presencial. 

O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos e comunidade escolar para o uso consciente dos recursos naturais e na aprendizagem do combate ao desperdício de energia como forma de preservação do meio ambiente, através da exploração da metodologia Energia que Transforma. 

Para participar o professor deve estar lecionando regularmente em pelo menos duas turmas ou exercer função de diretor ou coordenador pedagógico que permita multiplicação dos conteúdos em pelo menos duas turmas de professores de sua esfera direta de atendimento. 

Cada participante vai receber o kit Energia que Transforma, formado por 1 DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas de seus ouvintes sobre questões relacionadas às temáticas energia, meio ambiente e sustentabilidade, 5 cadernos de texto e o cartaz com a linha do tempo da energia. O kit Energia que Transforma foi desenvolvido como recurso pedagógico para o educador pela Fundação Roberto Marinho, contratada pelo Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia (PROCEL), do Ministério de Minas e Energia.

 O Energia que Transforma prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais observando a relação do homem com o ambiente que o envolve. As oficinas de formação promovem o diálogo e desenvolvem o aprendizado sobre assuntos diversos, como ambiente e energia, educação e cidadania, trabalho e pluralidade cultural. A Metodologia Energia que Transforma foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/ Canal Futura em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) / Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia (MME).

Confira abaixo as datas de realização do curso em cada cidade: 

Carpina

Turma 1

5 a 7 de abril

Período de inscrições: 22/02 a 28/03/2016

Garanhuns

Turma 2

12 a 14 de abril

Período de inscrições:22/02 a 04/04/2016

Serra Talhada

Turma 3

26 a 28 de abril

 Período de inscrições: 22/02 a 18/04/2016

Araripina

Turma 4

03 a 05 de maio

Período de inscrições: 22/02 a 25/04/2016

Petrolina

Turma 5

10 a 12 de maio

Período de inscrições: 22/02 a 02/05/2016

Recife

Turma 6

17 a 19 de maio

Período de inscrições:22/02 a 09/05/2016

Últimas notícias