Pokémon Go

Detran alerta contra riscos do Pokémon Go e faz referência à morte

O Detran irá distribuir o material impactante em blitz educativa

Bianca Bion
Cadastrado por
Bianca Bion
Publicado em 05/08/2016 às 14:35
Foto: Divulgação/ Detran-PE
O Detran irá distribuir o material impactante em blitz educativa - FOTO: Foto: Divulgação/ Detran-PE
Leitura:

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) lançou nesta sexta-feira (5), uma campanha educativa de impacto voltada aos usuários do jogo Pokémon Go, alertando sobre os riscos de utilizar o aplicativo no trânsito. O game que chegou ao Brasil na última quarta-feira (3) já provocou acidentes com vítimas em outras partes do mundo.

 

 

O material criado pelo órgão será divulgado nas redes sociais e distribuído em blitzs educativas. Com a imagem de um caçador pokemón capturando um personagem que representa a morte, o informe diz: "olha só quem você pode encontrar se sair caçando pelas ruas".

 

De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a intenção é com essas peças alertar sobre os cuidados para evitar situações de riscos, tendo em vista que o uso de aparelho celular tira a atenção das pessoas e pode comprometer a segurança nas ruas e estradas. “Sabemos que celular e direção não combinam. Da mesma forma, os pedestres e ciclistas que também usam o aplicativo precisam ter atenção redobradas para não se distraírem em meio ao trânsito, garantindo assim a harmonia entre todos”, destacou Ribeiro.


Além da questão de segurança, o motorista que for flagrado manuseando ou falando no aparelho celular será autuado com uma infração média, com multa de R$ 85,04 e quatro ponto na carteira. A partir do dia 2 de novembro, esse tipo de infração sofrerá mudanças e passará a ser gravíssima, com o valor indo para R$293,47 e sete pontos na carteira.

 

Metrô


O Metrô do Recife também iniciou uma campanha de advertência nas redes sociais sobre os riscos gerados pelo uso inadequado do jogo Pokemón Go nas estações de embarque e desembarque de passageiros. A partir da próxima segunda-feira (8), orientações sonoras serão repassadas aos usuários do metrô através dos alto falantes das estações.


De acordo com a CBTU, foram identificados pontos de jogo em cinco estações do metrô. Na estação Joana Bezerra e em Jaboatão, há "ginásios pokémon", local de batalhas para evolução de nível no jogo. A estação Cavaleiro, Coqueiral e Tejipió são "pokestops", um dos principais atrativos do game que concede benefícios aos jogadores.

 

Assim como os usuários do metrô, os jogadores do Pokémon Go que forem caçar criaturas no local devem respeitar as normas de segurança. A orientação é não ultrapassar a faixa amarela. A CBTU realizou testes e verificou que é possível capturar o pokemón com alguns metros de distância. O próprio aplicativo mostra o raio de alcance do personagem. No local é terminantemente proibido descer para a via devido ao risco de atropelamento e choque elétrico de alta tensão.

 

 

Últimas notícias