Procura por hotéis no interior cresce até 40% neste São João

Festa deste ano conta com otimismo de empresários e mais hóspedes dispostos a aproveitar a festa nos polos do Estado
JC Online
Publicado em 18/06/2017 às 7:15
Festa deste ano conta com otimismo de empresários e mais hóspedes dispostos a aproveitar a festa nos polos do Estado Foto: Foto: JC Imagem


O São João deste ano vai ser bom para a rede hoteleira do interior de Pernambuco. Dos grandes hotéis a pacotes de viagem mais em conta, as demandas em relação ao mesmo período de 2016 cresceram, em alguns casos, em até 40%. O resultado é comemorado pelos empresários da região, que vem sofrendo há cinco anos com a maior seca dos últimos 100 anos.

No destino mais famoso do período, Caruaru, no Agreste do Estado, a ocupação dos leitos está entre 95% e 100% nos fins de semana, resultado de um aumento de cerca de 20% da demanda, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens em Pernambuco (Abav-PE). “De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o empresário do Agreste estava mais otimista do que o restante do Estado. É uma data muito importante para o interior, principalmente num momento de seca e da cheia recente”, analisa o economista da Fecomércio-PE Rafael Ramos.

Em Gravatá, outro importante destino no período, a procura cresceu 40% na comparação com o mesmo período do ano passado. “Em 2016 também conseguimos lotação total, mas isso só aconteceu com 15 dias antes da festa. Este ano, com 40 dias antes do São João todos os leitos estavam reservados”, diz o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti, que também é diretor do Hotel Fazenda Portal de Gravatá.

Segundo Cavalcanti, o aumento da procura é em parte reflexo da melhora nas perspectivas econômicas e, de outro lado, reflexo de uma faixa de hóspedes que em outros anos viajaria para outras regiões ou países e agora opta pelo interior do Estado. “Em Gravatá como um todo, a ocupação está em torno de 80% nos hotéis. Mas a cidade tem um diferencial de receber muitas pessoas que têm segunda moradia”, comenta.

NOVAS OPÇÕES

Além da hospedagem, o turismo no interior também está aquecendo a procura por pacotes de “bate e volta” para os principais destinos juninos. “São pacotes baratos, viáveis para quem não pode ficar o fim de semana inteiro e ainda oferece segurança para quem pretende beber durante a festa. É um serviço cuja procura vêm aumentando a cada ano, agora em 2017 cresceu 15%”, afirma o presidente da ABAV-PE, Marcos Teixeira.

TAGS
são joão São João 2017 agreste Agreste pernambucano hotéis
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory