MEIO AMBIENTE

Pontos no Recife trocam lixo reciclável por desconto na conta de luz

RioMar Shopping se tornou um dos pontos de troca. Projeto estimula uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos dos resíduos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/06/2018 às 11:12
Foto: Celpe
RioMar Shopping se tornou um dos pontos de troca. Projeto estimula uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos dos resíduos - FOTO: Foto: Celpe
Leitura:

O Projeto Vale Luz ganha um novo ponto de coleta no Recife. Clientes do RioMar Shopping terão descontos na fatura de energia a partir da entrega de materiais recicláveis. Em parceria com a Celpe, o novo container foi instalado no estacionamento E7 do centro de compras (próximo à entrada do edifício garagem), e funciona das 8h às 20h.

Como funciona?

Para participar, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene) e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho). Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

Outros locais com container

Além do ponto de coleta no estacionamento do RioMar, o Projeto Vale Luz possui um container em Belo Jardim, no interior do Estado, além de três tendas itinerantes que circulam pela Região Metropolitana do Recife (confira o calendário na aba Eficiência Energética – Projetos do site da Celpe). Condomínios também podem participar do projeto por meio do Vale luz Condomínio, que faz a coleta de resíduos diretamente nos condomínios residenciais da RMR, concedendo descontos na tarifa de energia do condomínio. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para eficiê[email protected], com o assunto Vale Luz Celpe, ou entrar em contato pelo telefone (81) 3035-8965.

Merrecas

O Projeto Vale Luz conta também com a ‘Merreca’. A nova modalidade facilita a troca de latinhas de alumínio por descontos na fatura de energia e lâmpadas em LED. A iniciativa atende os clientes da Região Metropolitana do Recife nos postos de coleta do Programa Vale Luz.

O funcionamento é simples: os interessados devem procurar um dos postos do Vale Luz levando as latas de alumínio para troca por merrecas. Latinhas de 220ml a 329ml têm o valor de 0,75 Merrecas, a unidade; 330ml a 472ml: 1,00 Merreca/und. e latinhas acima de 473ml: 1,25 Merrecas/und. O cliente que acumular a partir de 78 Merrecas poderá realizar a troca por R$4,05 de desconto na sua fatura de energia elétrica ou por uma lâmpada LED, mediante a entrega de uma lâmpada (fluorescente compacta ou halógena ou incandescente) de potência maior que 15W.

Cuidados no armazenamento

Alguns cuidados devem ser tomados no momento da entrega dos resíduos. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Já para os óleos vegetais é necessário deixá-lo esfriar completamente e seu armazenamento deve ser feito garrafa PET transparente de refrigerante ou água. O material recolhido no novo ponto do RioMar será encaminhado às cooperativas e empresa parceiras do projeto responsáveis por realizar a destinação final correta dos resíduos conforme as legislações.

Balanço

Atualmente o Vale Luz atua em 34 comunidades e 33 condomínios na Região Metropolitana do Recife e em Belo Jardim. Em 2017, o projeto concedeu mais de R$ 45 mil em descontos na fatura de energia de aproximadamente quatro mil famílias. Mais de 191 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas, deixando de ser depositadas no meio ambiente, minimizando assim os impactos negativos dos resíduos.

Últimas notícias