GPTW

Sucesso coletivo é uma boa prática das empresas premiadas

Marcas de destaque em Pernambuco investem em ações como o desenvolvimento de pessoas para potencializar seus resultados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/05/2019 às 14:28
Luiz Pessoa/JC360
Marcas de destaque em Pernambuco investem em ações como o desenvolvimento de pessoas para potencializar seus resultados - FOTO: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

O ditado popular já avisava: ninguém é feliz sozinho. No mundo corporativo, que tenta se adaptar às constantes mudanças da sociedade, a afirmativa nunca fez tanto sentido. Prova disso é a evidente ascensão do Great Place To Work (GPTW), um prêmio criado pela consultoria de mesmo nome que publica, todos os anos, uma lista das melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. Trata-se de uma autoridade global que fornece um selo de qualidade com foco nas boas práticas exercidas pelas organizações, avaliando o modelo de gestão dessas marcas para ranqueá-las com base no nível de satisfação dos seus funcionários. É onde a coletividade importa.

Em Pernambuco, o GPTW conta com parceria do Jornal do Commercio (JC) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Pernambuco (ABRH-PE). “O GPTW é um projeto que vem ganhando cada vez mais notoriedade entre as empresas que buscam criar os melhores ambientes de trabalho e, consequentemente, os mais produtivos. Para nós, é uma grande oportunidade para promover e reconhecer essas empresas”, afirma o gerente comercial do JC, Felipe Menezes.

De acordo com a diretora do GPTW no Estado, Danielle Maciel Brandão, o critério de avaliação das boas práticas não se resume a pequenas atitudes. “Não basta ser bom para alguns, tem que ser para todos. Nós premiamos empresas que são melhores para os negócios, para as pessoas e para o mundo. É preciso ter um caráter inclusivo em seus quadros funcionais e criar círculos virtuosos no ambiente de trabalho”, explica.

As empresas são avaliadas por meio de uma pesquisa de clima: os funcionários recebem um link com 63 questões a serem respondidas por eles. Com o resultado, é possível avaliar a reputação corporativa e verificar se a marca coloca em prática ações relevantes para seus colaboradores como, por exemplo, a maximização do potencial humano.

Para o Grupo Moura, que no ano passado venceu a categoria “Grandes Empresas” com a Baterias Moura, o desenvolvimento de pessoas é a base do sucesso de uma marca. “A premiação ratifica a importância de fortalecermos cada vez mais nossa cultura e gestão. Ela prova que estamos no caminho certo, sempre com o olhar voltado para o futuro, mas com orgulho da nossa história e com a certeza de que nossa gente é nossa força”, comenta o diretor de Pessoas e Organização do grupo, Moacy Freitas, antes de citar as boas práticas exercidas pela empresa.

“Nós oferecemos oportunidades de desenvolvimento. Todo colaborador precisa saber o que faz e quais são os reflexos do seu trabalho na empresa. As pessoas só vão estar conosco, engajadas e motivadas, se conseguirem ver na empresa sinergia para a concretização dos seus projetos de vida. Nosso programa de estágio é a prova desse sucesso: 80% dos cargos de gestão são ocupados por pessoas internas, promovidas merecidamente ao longo dos anos”, cita Moacy.

Na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), que foi quinto lugar na categoria “Médias Empresas” em 2018, o modelo de gestão compartilhada é o combustível da instituição. “As boas práticas que temos dentro de casa vão desde a contratação até a forma como comemoramos algum feito importante. Todas essas práticas são balizadas na intuição de nossa fundadora, Santa Paula Frassinetti, que nos inspira a tratar o outro com respeito e amor”, conta o gestor de Comunicação da instituição, Alisson Vera Cruz.

“Isso reflete de forma positiva nos alunos e visitantes: se os colaboradores estão felizes, acabam repassando essa energia para outras pessoas. É comum ouvirmos elogios de alunos e ex-alunos em relação ao nosso atendimento. Recebemos o MEC (Ministério da Educação) recentemente e, além da avaliação pedagógica, eles deram nota máxima também para a nossa estrutura de pessoal”, complementa Alisson.

Inscrições

O Great Place To work (GPTW) é dividido em duas etapas: o programa de certificação e o ranking. Na primeira fase, as empresas solicitam à GPTW uma pesquisa de clima: os funcionários recebem um link com 63 questões a serem respondidas. Esta etapa pode ser feita até o dia 14 de junho e as marcas interessadas já podem solicitar a pesquisa enviando um e-mail para [email protected].

Já a inscrição para o ranking pode ser feita logo após a aquisição do certificado e o prazo é dia 15 de julho. Vale lembrar que, para participar, é preciso ter pelo menos 30 funcionários e CNPJ registrado em Pernambuco. O certificado é válido por 12 meses.

Mais informações no site www.gptw.com.br.

Últimas notícias