ENDOSSO

Polícia cumpre mandados contra suspeitos de cometer crimes tributários

Esquema envolve empresas fantasmas e parceiros dos ramos de construção civil, bebidas e hortifruti

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/07/2019 às 9:08
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Esquema envolve empresas fantasmas e parceiros dos ramos de construção civil, bebidas e hortifruti - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A Polícia Civil emitiu, nesta terça-feira (30), dez mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa acusada de cometer crimes contra a ordem tributária, ou seja, fraudes na apuração dos impostos devidos, e falsidade ideológica. Ainda são cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar.

De acordo com a delegada Polyanne Farias, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO), o esquema envolve empresas fantasmas, figuradamente do ramo alimentício, e parceiros comerciais que estão regularmente constituídos e fazem parte dos ramos de construção civil, bebidas e hortifruti.

'Trata-se de empresas laranjas que não existem mas participam das transações e buscam dar legalidade a atos ilícitos e ilegais, como negociações envolvendo notas fiscais fictícias", disse a delegada.

Investigações

A operação denominada de 'Endosso' é realizada nos município de Recife, Vitória, Cupira, Ipojuca e em Propriá, no estado de Sergipe. As investigações foram iniciadas há três meses, com o apoio da Secretaria da Fazenda.

Nota de defesa

Embora a Polícia Civil não tenha citado os nomes das empresas investigadas, a assessoria de imprensa da Pitú divulgou uma nota à imprensa, durante o dia, sobre o caso. Leia na íntegra:

"NOTA – ENGARRAFAMENTO PITÚ

A Engarrafamento Pitú, empresa familiar com mais de 80 anos de história, líder na região Nordeste, tem em sua cultura empresarial a retidão de comportamento, o respeito às leis e o compromisso de cumprir todas obrigações.

Neste sentido, está, como sempre esteve, à disposição para colaborar com o poder público, prestando informações e documentos que são solicitados, não tendo sido alvo de nenhum mandando de prisão."

Últimas notícias