AGRESTE

Câmara Têxtil é formada em Caruaru para estimular crescimento do Polo

Medida tem como objetivo abrir canal de diálogo com a iniciativa privada e dar celeridade a projetos estratégicos para estimular o crescimento do Polo Têxtil e de Confecções do Agreste

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/12/2019 às 11:24
Foto: Edmar Melo/ Acervo JC Imagem
O objetivo do Governo de Pernambuco com as suspensão das atividades das feiras Polo de Confecções do Agreste é reduzir o fluxo de pessoas no local - FOTO: Foto: Edmar Melo/ Acervo JC Imagem
Leitura:

Foi instituída em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesta terça-feira (3), a quinta câmara setorial integrada pelo poder público estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de Pernambuco e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). 

A reunião que selou o início das atividades da Câmara Setorial Têxtil e de Confecções ocorreu na filial da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), com a presença do secretário estadual Bruno Schwambach; do presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, e da secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer.

Segundo o Governo de Pernambuco, o objetivo da câmara é abrir um canal de diálogo com a iniciativa privada, a fim de dar celeridade a projetos estratégicos e medidas para estimular o crescimento do Polo Têxtil e de Confecções do Agreste.

“Esse é um dos instrumentos que o Estado de Pernambuco tem utilizado para estruturar o diálogo com o setor produtivo. Estamos nos encontrando com entidades e com quem empreende para que, de forma aberta e transparente, a gente possa discutir sobre o futuro de cada setor, quais são os mercados que a gente pode abrir, que oportunidades a gente tem e de que forma podemos transformar os gargalos em desafios, de forma a vencê-los e gerar mais emprego e renda”, enfatiza o secretário Bruno Schwambach.

Responsáveis por uma produção superior a 225 milhões de peças por ano em confeccionados, estavam presentes, além da própria Fiepe, entidades como ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru), ACIT (Associação Comercial e Industrial de Toritama), Ascap (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria da Fiação e Tecelagem), Moda Center Santa Cruz, Polo Caruaru e Sebrae-PE.

Assim como as demais câmaras setoriais já instituídas (Bacia Leiteira, Turismo, Logística e Audiovisual), os encontros entre entes públicos e privados ocorrerão a cada dois meses. O próximo já tem data e local marcados: será em fevereiro de 2020, na cidade de Toritama. 

“Juntos, público e privado, planejaremos o futuro do segmento, executando ações que vão aumentar a competitividade do setor, que já é um dos maiores geradores de renda do estado e é de grande importância para o Agreste”, complementa a vice-presidente eleita da Câmara, Maíra Fischer.

PACOTE DE MEDIDAS

Três meses antes de a câmara setorial ser oficialmente instaurada, em setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já havia anunciado um pacote de medidas em prol do crescimento da cadeia. As ações foram divididas em três frentes integradas: a primeira, tratava da instalação da Câmara Setorial Têxtil e de Confecções, para discutir a conjuntura e as soluções do segmento; a segunda versava sobre a interiorização das ações do Marco Pernambucano da Moda, que a partir de agora adquire protagonismo regional, com a mudança da sede para Caruaru; e o terceiro eixo tratava da criação do Comitê Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Têxtil (Funtec).

Últimas notícias