Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

turismo

47ª edição da Abav discute futuro do setor de turismo

Maior feira do setor no País, o evento já conta com mais de 10 mil inscritos, 126 deles de Pernambuco, e espera superar em 20% a marca dos 23 mil participantes alcançada no ano passado

Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Publicado em 15/09/2019 às 11:54 | Atualizado em 13/04/2020 às 0:45
Foto: Daniel Vorley / ABAV / Divulgação
Maior feira do setor no País, o evento já conta com mais de 10 mil inscritos, 126 deles de Pernambuco, e espera superar em 20% a marca dos 23 mil participantes alcançada no ano passado - FOTO: Foto: Daniel Vorley / ABAV / Divulgação
Leitura:

Os novos rumos do mercado de turismo estarão em debate na 47ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, que ocorrem de 25 a 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior feira do setor no País, o  evento já conta com mais de 10 mil inscritos, 126 deles de Pernambuco, e espera superar em 20% a marca dos 23 mil participantes alcançada no ano passado.

Para isso, investe em uma extensa programação de atividades, voltadas principalmente à capacitação profissional, que terá lugar na Vila do Saber. Comandado por especialistas em diversos segmentos, o espaço estará dividido em cinco grandes áreas temáticas: Digital, Gestão, Mercado, Tecnologia e Transformação, trazendo discussões contemporâneas como a importância do Big Data e da inteligência artificial na geração de negócios para o turismo e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor.

Outro tema de destaque é a inclusão e combate ao racismo, transfobia e gordofobia no turismo. “Nosso objetivo é municiar o agente de viagens de conteúdo atual, para que ele se torne cada vez mais um consultor e curador de roteiros para os clientes”, diz a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. Segundo ela, apesar da lenta recuperação da economia do País, “não há retração no turismo”. “As classes A e B continuam viajando”, observa, a despeito do achatamento da renda da classe C, que já foi o foco do setor num momento de maior pujança econômica. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o PIB turístico brasileiro cresceu 3,1% em 2018. Já no primeiro semestre de 2019, os gastos com turismo internacional no País caíram 5%, segundo dados da Organização Mundial do Turismo divulgados na última semana.

Leia Também

Uma novidade da Abav 2019 que visa justamente estimular a venda de pacotes nacionais e internacionais, é a Black Friday de viagens, que ocorre no último dia do evento e é aberta ao consumidor final. Na sexta-feira (27/9), 50 agências de viagens oferecerão produtos com descontos que variam de 5% a 50%, entre elas a pernambucana Martur.

PERNAMBUCO

O governo do Estado participa da Abav 2019 com um estande de 70 m2, que apresentará a nova identidade visual, assinada pela artista Joana Lira, do projeto de interiorização Bora Pernambucar. O espaço será dividido com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Já a prefeitura, além da presença institucional no estande do governo, contará com o Espaço Recife, um lounge que terá como tema o Verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. Réplicas do Galo Artesão, idealizado pelo artista Leopoldo Nóbrega, irão decorar o lounge, assim como o letreiro Recife, que será grafitado durante a feira pela artista Tami Lemos.

Últimas notícias