Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

IRMÃ DULCE

Andar com fé eu vou: cresce número de visitantes ao Memorial de Irmã Dulce

Somente nos últimos três meses, foram 64 mil pessoas, o equivalente ao total de todo o ano passado

Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Publicado em 14/10/2019 às 15:09 | Atualizado em 13/04/2020 às 0:40
Foto: Divulgação
Somente nos últimos três meses, foram 64 mil pessoas, o equivalente ao total de todo o ano passado - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Desde que o Vaticano anunciou em 1º de julho deste ano a canonização da Irmã Dulce pela Igreja Católica, o número de visitantes do Memorial e Santuário dedicados à freira baiana em Salvador multiplica-se exponencialmente. Somente nos últimos três meses, foram 64 mil pessoas, o equivalente ao total de todo o ano passado. Após a cerimônia do último domingo (13), em que o Papa Francisco proclama a Santa Dulce dos Pobres, a expectativa é de ultrapassar a marca de mil peregrinos por dia.

Leia Também

O culto em torno da primeira santa nascida no Brasil demonstra a força de um segmento do turismo que cresce em todo o mundo: o religioso. Basicamente motivado pela fé (cristã, afro, budista, espírita etc.), o turismo espiritual, como também é conhecido, move anualmente 330 milhões de turistas no mundo, que fazem cerca de 600 milhões de viagens, segundo a Organização Mundial do Turismo.

No Brasil, o segmento é responsável pela geração de R$ 15 bilhões anualmente, movimentados por quase 18 milhões de pessoas, entre eles cerca de 26,4 mil estrangeiros que vêm ao País interessados em igrejas, templos, festividades, roteiros e monumentos históricos relacionados à fé.

Eventos do turismo religioso no Brasil 

De acordo com o Ministério do Turismo, dentro da lista de 344 municípios que possuem atrativos diversos do segmento, pelo menos 96 destinos no Brasil possuem calendários de eventos exclusivos voltados para viagens religiosas.

Entre as festas mais populares e que costumam reunir milhões de fiéis, estão a Procissão de Nossa Senhora Aparecida (SP) e o Círio de Nazaré (PA), ocorridos neste fim de semana, além da Festa de Iemanjá (BA), em fevereiro. Em Pernambuco, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova (Agreste), as festas de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Carmo, no Recife, a Missa do Vaqueiro, em Serrita (Sertão), e a Noite dos Tambores Silenciosos, no Pátio do Terço (Bairro de São José) são alguns dos eventos que atraem mais devotos e visitantes.

Inspiradas pelo famoso caminho de Santiago de Compostela (Espanha, França e Portugal), também há no Brasil várias rotas destinadas a promover o retiro espiritual e o autoconhecimento durante todo o ano. Em contrapartida, ainda contribuem para o desenvolvimento das cidades visitadas, movimentando toda a cadeia turística, de pousadas e hotéis a lojas e restaurantes.

Últimas notícias