ACIDENTE AÉREO

Brasil, Bolívia e Colômbia investigarão juntos tragédia da Chapecoense

A procuradoria boliviana já iniciou em Santa Cruz (leste do país) diligências judiciais em diferentes organismos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/12/2016 às 15:46
Foto: RAUL ARBOLEDA / STR / AFP
A procuradoria boliviana já iniciou em Santa Cruz (leste do país) diligências judiciais em diferentes organismos - FOTO: Foto: RAUL ARBOLEDA / STR / AFP
Leitura:

Uma comissão de promotores de Brasil, Bolívia e Colômbia investigará a partir desta quarta-feira (7) o acidente, em Medellín, com o avião da Lamia, que deixou 71 mortos, entre eles jogadores da Chapecoense, informou a procuradoria-geral boliviana nesta terça-feira (6).

A comissão de seis promotores efetuará um "trabalho conjunto, coordenado (..) para chegar à verdade histórica dos fatos, os antecedentes e o fato mesmo do acidente aéreo", declarou o procurador-geral boliviano, Ramiro Guerrero.

A procuradoria boliviana já iniciou em Santa Cruz (leste do país) diligências judiciais em diferentes organismos "para em seguida tomar depoimentos".

Um grupo de promotores revistou por volta do meio-dia o escritório da AASANA (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea) que era ocupado pela funcionária Celia Castedo, que supostamente fez observações sobre o voo acidentado da Lamia e busca refúgio no Brasil. Castedo é a única processada pela saída irregular da aeronave.

Lamia

Os escritórios da Lamia também foram revistados em operação similar em Santa Cruz.

O governo boliviano encontrou indícios de irregularidades no funcionamento e nas operações do avião da Lamia, segundo o ministro de Obras Públicas e Serviços, Milton Claros. Como primeira medida, destituiu altos funcionários aeronáuticos e abriu processo contra a técnica Castedo, que deu luz verde ao voo.

Uma das principais hipóteses é que o avião caiu no solo porque ficou sem combustível pouco antes de chegar ao aeroporto de Rionegro, que atende a Medellín.

A Lamia informou na Bolívia que a aeronave, um BA-146 modelo RJ85, deveria ter sido reabastecido na cidade boliviana de Cobija, no norte do país, na fronteira com o Brasil, antes de prosseguir viagem para a Colômbia.

Últimas notícias