COPA AMÉRICA 2019

Tite garante Firmino, mas esconde substituto de Arthur na estreia da Copa América

Fernandinho e Allan brigam por vaga no meio de campo; treino acontece fechado para a imprensa

Diego Borges
Cadastrado por
Diego Borges
Publicado em 13/06/2019 às 20:18
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Fernandinho e Allan brigam por vaga no meio de campo; treino acontece fechado para a imprensa - FOTO: Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Leitura:

Há apenas uma dúvida para o técnico Tite no trabalho de montar a equipe que enfrenta a Bolívia na estreia da seleção brasileira na Copa América 2019. O treinador garantiu a presença de Roberto Firmino como titular durante a entrevista coletiva que precedeu o último treino antes da partida, realizado no estádio do Morumbi - palco do jogo. Além disso, Tite ainda adiantou que Arthur, machucado após entrada forte no amistoso contra Honduras, não será titular, mas deixou em aberto entre Fernandinho e Allan o papel de substituto no meio de campo.

"O Arthur não vai iniciar o jogo, por não ter um treinamento mais forte e eu não vou ter a irresponsabilidade de colocá-lo", cravou o técnico, sem dar mais pistas. "O fato de vir aqui (na coletiva) antes do treinamento me dá um álibi para esconder, mas não é esse o critério. A possibilidade é entre os dois atletas que já jogaram na função."

A dúvida só deve ser esclarecida no limite do tempo disponível para a divulgação da escalação. A escolha, inclusive, será determinante para a postura que o técnico Tite adotará para o jogo contra os bolivianos. Fernandinho, 34 anos, volante do Manchester City e peça indispensável no trabalho do técnico espanhol Pep Guardiola, tem a seu favor a bagagem construída no currículo também com a seleção brasileira, além de um maior poder de marcação, apontado por Tite como jogador "passador e posicional".

Por sua vez, Allan, 28 anos, tem a seu favor uma característica mais aguda e de recomposição, ideal para o passador e posicional o Fernandinho trabalho de movimentação 'box a box', ou de área a área. Visto pelo treinador como "mais ajustado para vir de trás para a frente, um articulador mas também posicional."

Independentemente de quem seja escolhido para iniciar a partida, o desejo do treinador para a partida é dar maior liberdade ao meia-atacante Philippe Coutinho no papel de criação. "A estrutura potencializa e vai dar melhores condições. É uma ideia nossa, uma área de criação maior, independentemente do nome. São jogadores com características diferentes, mas que dão maior liberdade ao Coutinho, elas por vezes também podem dar ao lateral uma possibilidade de criatividade maior, independentemente das características individuais", completou Tite.

Com isso, o provável time que o trinador mandará a campo será formado por Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Tiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Allan (Fernandinho) e Philippe Coutinho; David Neres, Richarlison e Roberto Firmino.

ARTHUR É DÚVIDA, EDERSON ESTÁ FORA

Embora não esteja relacionado entre os titulares, é possível que Arthur esteja disponível no banco de reservas do Morumbi nesta sexta-feira. A liberação passar pelo departamento médico da seleção, e o crivo dependerá do comportamento do jogador no último treinamento, realizado na noite desta quinta-feira, no local do jogo, sem cobertura da imprensa durante o trabalho tático.

"Ontem (12) o Arthur iniciou o trabalho físico e respondeu muito bem. Se sentiu muito seguro. Hoje (13) ele treinará junto com o grupo e vamos aguardar como vai ser a sua resposta em campo, para a partir disso passar uma posição para o treinador a respeito do aproveitamento para o jogo de amanhã", destacou o médico Rodrigo Lasmar.

A única baixa confirmada é do goleiro Ederson, com lesão muscular. O imediato da posição logo após o titular Alisson deve estar disponível no banco apenas na terceira rodada, que fecha a fase de grupos. "Ederson sentiu uma dor na região da panturrilha e foi submetido a um exame de imagem. Nós confirmamos uma pequena lesão muscular e a partir disso ele está em tratamento. Não treina hoje e está fora do jogo de amanhã", apontou Lasmar, antes de projetar o retorno do atleta. "Existe um tempo hábil de cinco a sete dias para que ele seja liberado. Não existe a possibilidade de corte para o goleiro. Ele fica conosco em tratamento e vamos investir na sua recuperação para o quanto antes ele esteja à disposição do Tite", garantiu.

ESCRETE DE OURO NA COPA AMÉRICA

Últimas notícias