No dia 16 de dezembro do ano passado, o então presidente eleito do Náutico para o biênio 2016/2017, Marcos Freitas, entregou uma carta de renúncia, deixando o cargo para o vice, Ivan Brondi. Freitas já estava afastado da função desde maio daquele ano e apenas oficializou a sua saída do clube. Mas não foi apenas isso. Deu início a uma "dança das cadeiras" no comando do executivo timbu que evidencia o tamanho da crise política em Conselheiro Rosa e Silva. De lá para cá, o alvirrubro teve outras duas mudanças, alcançando a preocupante marca de quatro presidentes nos últimos dois anos.
No dia 29 de agosto, foi a vez de Brondi desistir da presidência do executivo. Ele alegou que sofreu pressões exageradas e ameaças para deixar o Timbu. Sem o presidente e o vice eleitos, coube a Gustavo Ventura, então líder do Conselho Deliberativo ficar com a função de comandar o executivo do clube. Pouco menos de um mês após assumir o compromisso, no dia 4 de setembro, o advogado acertou em sua primeira reunião com o CD que não ficaria até dezembro. Ele alegou que o volume de compromissos profissionais tornariam a permanência impossível.
A saída de Gustavo Ventura foi oficializada na manhã desta quarta-feira (25). Com a nova mudança, a responsabilidade de encerrar o biênio 2016/2017 no comando da diretoria executiva recaiu sobre Ivan Pinto da Rocha. Ele foi designado para liderar o CD com a saída de Ventura. O advogado, por sua vez, volta a presidir o Conselho, justificando que esse cargo é mais compatível com a sua rotina profissional.
Em meio a tantas mudanças, o presidente eleito para o biênio 2018/2019, Edno Melo, também já está trabalhando nos bastidores do clube, preparando-se para assumir a chefia do executivo em janeiro do ano que vem.
Coincidência ou não, o cenário político caótico no Náutico é similar ao vivenciado pelo clube nas quatro linhas. O time de Conselheiro Rosa e Silva ocupa a 19ª colocação, com 28 pontos. A chance de rebaixamento à Série C é de 98,3%. Esse percentual, porém, ainda pode mudar, já que a 32ª rodada só será finalizada nesta sexta-feira (27).