O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira que a russa Tatyana Lysenko, campeão olímpica em Londres 2012 no lançamento de martelo, foi condada por doping e perdeu a medalha de ouro conquistada nos jogos.
Leia Também
- Russa é pega no doping e perde bronze conquistado em Pequim-2008
- Sharapova tem pena, por doping, reduzida em oito meses
- Simone Biles rebate acusação de doping após vazamento de dados da Wada
- Hackers russos invadem site da Wada e acusa atletas americanos de doping
- Suspensa por doping, Sharapova tem julgamento de sua apelação adiado para outubro
A reanálise do exame de Lysenko comprovou que a atleta fez uso de turinabol, um esteroide anabolizante que aumenta a performance. Assim, a russa perderá o ouro conquistando nos Jogos.
Em abril, a atleta foi notificada que havia falhado no teste pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), sendo suspensa.
Bicampeã mundial, Tatyana é mais uma esportista da Rússia que falha no exame anti-doping. Vale lembrar que o atletismo do país foi proibido de disputar o Rio 2016 após escândalos de uso de substâncias ilícitas.
ANITA ASSUME O OURO
Com a perda do ouro, quem assumirá a medalha é Anita Wlodarczyk, que havia ficado com a prata. A alemã Betty Heidler, anteriormente com o bronze, herdará o segundo lugar, e a chinesa Zhang Wenxiu, que nem sequer havia subido no pódio, ficará com o bronze.