Jogos Escolares

Pernambuco com pódios no encerramento das provas individuais dos jogos escolares

Estado faturou medalhas em modalidades como atletismo (ouro e bronze), no ciclismo (prata), ginástica rítmica (bronze), natação (bronze) e judô (bronze)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/11/2017 às 20:59
HESÍODO GÓES/DIVULGAÇÃO
Estado faturou medalhas em modalidades como atletismo (ouro e bronze), no ciclismo (prata), ginástica rítmica (bronze), natação (bronze) e judô (bronze) - FOTO: HESÍODO GÓES/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Pernambuco encerrou a participação nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude Infantil (de 15 a 17 anos) conquistando mais medalhas. Os pernambucanos subiram ao pódio no atletismo (ouro e bronze), no ciclismo (prata), ginástica rítmica (bronze), natação (bronze) e judô (bronze).

No ciclismo, a medalha veio de forma inédita. Angeson Silva (Escola Inocêncio Correia Lima - Ibimirim) foi prata na prova de estrada, a primeira do estado na modalidade em todas as edições dos jogos. E a prova foi decidida com uma chegada emocionante, com o pernambucano e mais dois concorrentes, o paranaense Pedro Rossi e o catarinense Danilo Carvalho, disputando "roda com roda" na final.

“Foi super emocionante essa prova. Treinei bastante para isso, me dediquei muito para conquistar essa medalha inédita para o Estado. Passou um filme na minha cabeça de todos os treinos que fiz, acordando às 4h30 para pedalar. Valeu a pena tudo”, ressaltou Angeson.

No atletismo, Maria Lucineida da Silva (EREM Margarida Falcão – Pesqueira) não deu chances às adversárias na prova dos 3.000 metros e garantiu o ouro, terminando com 10min47s79. Já Ingrid Gomes (Escola Manoel Borba – Recife), ficou com o bronze do heptatlo. Na maior combinação de provas entre as mulheres destes Jogos, Ingrid assegurou o terceiro lugar ao fazer 4.339 pontos. O primeiro lugar dessa disputa foi para Chayenne Pereira, do Rio de Janeiro, que marcou 4.660 pontos, enquanto a segunda colocação ficou com Paloma Dias, de Minas Gerais, que fez 4.659 pontos.

Na ginástica rítimica, a ginasta Maria Eduarda Martins (Colégio da Imaculada Conceição – Recife) terminou a competição por aparelhos com o bronze na bola.fez a marca de 9,300 pontos e ficou empatada com Yasmim Veríssimo, do Rio Grande do Norte, no terceiro lugar. Eduarda de Carvalho, de Minas Gerais, com 11,650 pontos, e Ihane Vitória, de Sergipe, com 10,100 pontos, completaram o pódio com ouro e prata, respectivamente.

Na natação, a velocista Lisa Ananda (Colégio GGE – Recife) ganhou mais uma medalha na modalidade. Depois de ficar com a prata nos 50m, ela voltou às piscinas para assegurar o bronze dos 100m com o tempo de 1min08s74, ambas as provas no estilo costas.

No judô, na prova por equipes, os pernambucanos com a terceira colocação na disputa por equipes da segunda divisão após derrotarem o Ceará na decisão do bronze por 3 x 0 (todas vitórias por ippon). O time foi composto por Anderson Gomes (EREM Carlos Rios – Arcoverde), Devid Rodrigues (Escola Padre Antônio Henrique – Recife), Gabriel Nagai (Colégio Elo – Recife), Carlos Vilela Neto (EREM Cardeal Dom Jaime Camera – Moreno), Ryan Amorim (Escola João Matos Guimarães – Olinda), Kayo Fabrício Santos (Colégio Cardeal – Arcoverde), Rafael Gondim (Escola Instituto Presbiteriano de Heliópolis – Garanhuns) e Leonardo D’Agostin (Escola de Aplicação – Recife).

Modalidades coletivas

Nesta segunda-feira (20), enquanto os atletas das modalidades individuais retornam a Pernambuco, as equipes pernambucanas das modalidades coletivas chegam a Brasília. Ao todo, nesta fase, serão 80 alunos-atletas representando o Estado. Abaixo, segue a lista dos representantes de Pernambuco no basquete, futsal, handebol e voleibol:

Basquete
Feminino - BJ Colégio e Curso (Recife)
Masculino - Colégio Salesiano (Recife)

Futsal
Feminino - Escola Marechal Antônio Alves Filho/ EMAAF (Petrolina)
Masculino - Centro Educacional Hermom (Olinda)

Handebol
Feminino - Escola Quitéria Wanderley Simões (Venturosa)
Masculino - Colégio Imaculado Coração de Maria (Olinda)

Voleibol
Feminino - Colégio Dom (Olinda)
Masculino - Colégio Boa Viagem/CBV (Recife)

Números gerais

13 medalhas nas 10 modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude Infantil 2017, sendo 2 ouros, 4 pratas e 7 bronzes. Por modalidade, a distribuição das medalhas ficou desta maneira:

4 medalhas no judô – 2 pratas, 2 bronzes
3 medalhas no atletismo – 2 ouros, 1 bronze
2 medalhas na natação – 1 prata, 1 bronze
2 medalhas na ginástica rítmica – 2 bronzes
1 medalha no ciclismo – 1 prata
1 medalha na luta olímpica – 1 bronze

Últimas notícias