Surfe

Hang Loose começa nesta terça-feira (19) em Noronha

Surfistas da elite e do QS estarão reunidos na disputa que acontece na Cacimba do Padre

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/02/2019 às 7:02
WSL/Divulgação
Surfistas da elite e do QS estarão reunidos na disputa que acontece na Cacimba do Padre - FOTO: WSL/Divulgação
Leitura:

Os seis anos de espera têm tudo para valer a pena. Com ninguém menos que o bicampeão mundial Gabriel Medina confirmado entre as estrelas do evento, o Hang Loose Pro Contest volta a levar as emoções do surfe internacional a Fernando de Noronha. A janela de realização da competição abre amanhã e vai até o próximo dia 24, na Cacimba do Padre. Além das belezas naturais do lugar, o status de QS 6000 do Circuito Qualifying Series da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) atraiu atletas de altíssimo nível às ondas tubulares do arquipélago. Portanto, a perspectiva é de disputas acirradas até as baterias finais. Estão confirmados 144 competidores, de 20 países.

Como não poderia deixar de ser, os brasileiros marcarão forte presença no evento. Dos surfistas do País na elite do esporte, Ítalo Ferreira, Yago Dora, Jadson André (que retorna ao CT este ano) e os estreantes Peterson Crisanto e Deivid Silva também estarão nas ondas de Noronha. Esse último, inclusive, foi campeão do último Hang Loose Pro Contest, que aconteceu em 2017, na praia de Maresias, no Litoral Norte de São Paulo.

Alguns “gringos” do Circuito dos Sonhos também estarão nas baterias do Hang Loose em Noronha. Um deles é o francês Joan Duru, que encerrou a temporada 2018 como 22º do ranking mundial - apenas os 24 primeiros seguem no CT.
Para esses competidores, o Hang Loose representa o início da temporada. Uma espécie de treino de luxo para o que está por vir. As etapas do Circuito Mundial começam apenas em abril, com a abertura em Gold Coast, na Austrália.

“Espero que tenha tubos. Com certeza, vai ser show de surfe”, afirmou Gabriel Medina, em entrevista ao site da WSL. Ele competiu nas duas últimas edições do Hang Loose Pro Contest realizadas em Noronha. Foi o nono colocado em 2011, superado pelo também paulista Hizunomê Bettero, e o quinto em 2012, parando nas quartas de final, na bateria vencida pelo catarinense Jean da Silva, vice-campeão daquela edição. “Lembro bem da disputa com o Hizu. Ele tirou um dez”, recordou o bicampeão mundial.

CORRIDA PELA ELITE

Para os demais competidores, o torneio é a chance de assumir a ponta do ranking do QS e disparar na corrida pelo retorno à elite. Ao término da temporada, apenas os 10 primeiros ascendem. Até o momento, foram computados os resultados de dois eventos. Nenhum, porém, com status de 6.000 pontos para o campeão. Entre os surfistas que já estiveram no CT e também buscam o troféu do Hang Loose em Noronha, estão o pernambucano Ian Gouveia, os paulistas Miguel Pupo e Wiggolly Dantas e o catarinense Alejo Muniz.

Últimas notícias