natação

Etiene Medeiros se prepara para fazer história nos Jogos de Tóquio-2020

Nadadora pernambucana Etiene Medeiros confirmou que vai treinar específico para os 50m livre para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ela foi à final dos Jogos do Rio na prova, em 2016

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/02/2019 às 9:20
Divulgação
Nadadora pernambucana Etiene Medeiros confirmou que vai treinar específico para os 50m livre para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ela foi à final dos Jogos do Rio na prova, em 2016 - FOTO: Divulgação
Leitura:

A pernambucana Etiene Medeiros já traçou um de seus objetivos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A nadadora confirmou que vai se concentrar nas provas de velocidade, especialmente no estilo crawl: os 50m e 100m livre. Bicampeã mundial nos 50m costas, até então sua principal especialidade, Etiene também passou a apresentar resultados expressivos nas provas de estilo livre. Ela explicou que o bronze conquistado no Campeonato Mundial da China, em dezembro de 2018, foi decisivo para a mudança de foco. Agora, o foco é buscar o pódio inédito para a natação feminina do País. 

FOCO EM 2020

"Muita gente me questionou qual seria meu foco para 2020. Nosso foco hoje estão sendo as provas de crawl, de velocidade: os 50m e 100m livre são o nosso foco. Por conta disso o treinamento mudou: se antes eu fazia mais costas e menos crawl, agora faço o contrário. Muitas vezes o treino é focado mais no crawl e o costas vem em algum treino específico. Meu foco serão as provas de velocidade. Não vou deixar as provas de nado costas de lado – até por que sou uma garota que tenho um leque de provas e isso é mais uma oportunidade para mim", comentou a nadadora, que completou. "Gosto de nadar o 'costa'. Vou sempre levar as duas provas comigo, mas o crawl agora estou dando uma atenção maior", declarou Etiene.

Nos Jogos do Rio, em 2016, Etiene foi a única brasileira a conquistar uma vaga entre os finalistas olímpicos. O feito foi alcançado justamente nos 50m livre, prova mais veloz e tradicional da natação. Etiene ainda falou da importância de fazer essa mudança no início de 2019, ano que antecede a temporada do Jogos.

"Este é um ano que vou treinar muito. Teremos um ano de intensidade como já está sendo desde o início da temporada. Este é um ano que antecede os jogos olímpicos com competições muito importantes: o pan-americano, mundial militar, mundial de natação, várias competições internacionais. Será um ano cheio, de muito foco, disciplina, por que sem isso e sem uma programação você não consegue fazer nada certo. Ano que precisa estar tudo ‘redondinho’ para que você possa fazer tudo do melhor jeito”, avaliou.

Últimas notícias