consciência negra

Consciência Negra: atletas usam o esporte para combater o racismo

No dia que é rememorado a Consciência Negra, relembre histórias e atletas que sofreram e sofrem preconceito por conta da cor da pele. Eles combatem o racismo através do esporte

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 20/11/2019 às 10:05
Notícia
Divulgação
No dia que é rememorado a Consciência Negra, relembre histórias e atletas que sofreram e sofrem preconceito por conta da cor da pele. Eles combatem o racismo através do esporte - FOTO: Divulgação
Leitura:

O dia da Consciência Negra, rememorado nesta quarta-feira, 20 de novembro, levanta do debate sobre o racismo e formas de combatê-lo no País e no mundo. No cenário esportivo, há vários atletas que usam o esporte como ferramenta de luta pela igualdade racial. Ainda esse mês, o atacante Taison, do  Shakhtar Donetsk, foi vítima de injúria racial no Campeonato da Ucrânia. Durante partida contra o Dinamo Kiev, torcedores imitavam sons de macaco quando o brasileiro participava de uma jogada. Taison não tolerou o comportamento dos ucraniano e partiu para cima: chutou a bola em direção às arquibancadas e fez um gesto obsceno com a mão. 

O jogador foi expulso do jogo e saiu do campo chorando. Em suas redes socais, desabafou sobre o racismo. "Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor. Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento", escreveu o brasileiro. 

Taison é mais uma vítima de racismo praticado nas esferas esportivas. Há outros nomes de peso que sofreram e ainda sofrem preconceito por conta da cor da pele. Eles usam a notoriedade conquistada em suas modalidades para conscientizar as pessoas e lutar por maior igualdade. Confira cinco atletas negros que são referências no combate ao racismo.

REFERÊNCIAS

Rafaela Silva - A judoca é campeã mundial, pan-americana e olímpica. Negra, de origem pobre, ela conseguiu superar muitas dificuldades na vida por conta do esporte.

Serena Williams - Maior vencedora de Grand Slams na era aberta, com 23 títulos, a tenista norte-americana é uma das melhores do tênis feminino, esporte que é dominado por atletas brancos. 

Lewis Hamilton - O britânico é dono de seis títulos mundiais e é o atual campeão da Fórmula 1. Hamilton, o melhor piloto na atualidade, já confessou que poderia receber mais reconhecimento se fosse um piloto branco

Muhammad Ali - Considerado um dos maiores boxeadores da história do esporte, Ali sofreu bastante preconceito, mas sempre buscou ser uma referência do combate ao racismo 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias