Copa do Nordeste

Santa Cruz deve resgatar boas atuações para bater Ceará

Adversário do Tricolor pela Copa do Nordeste tem boa média de gols no ano

Klisman Gama
Cadastrado por
Klisman Gama
Publicado em 22/03/2019 às 11:48
Foto: Ceará Sporting Clube/Divulgação
Adversário do Tricolor pela Copa do Nordeste tem boa média de gols no ano - FOTO: Foto: Ceará Sporting Clube/Divulgação
Leitura:

O Santa Cruz tem mais um desafio pela Copa do Nordeste neste sábado, às 16h, diante do Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida, que conta com transmissão exclusiva da TV Jornal, pode aproximar o Tricolor da classificação para as quartas de final do Regional. Entretanto, fora de casa, contra um adversário de Série A, a missão dos comandados de Leston Júnior não será fácil. Tentando se recuperar das oscilações de rendimento apresentadas neste mês de março, o elenco teve agora a semana “cheia” para descansar e treinar. A reportagem do Jornal do Commercio analisa o Alvinegro Cearense, que deve ser um dos adversários mais qualificados do Santa Cruz no ano.

CAMPANHA EM 2019

O Ceará vem em sequência irregular nos últimos cinco jogos. Foram três empates, uma vitória e uma derrota, esta para o Corinthians, pela Copa do Brasil. No ano, foram 17 jogos, com sete vitórias, oito empates e duas derrotas. 29 gols marcados e 12 sofridos. Médias boas para o ataque e a defesa cearense. Entretanto, há pontos a se ressaltar.

Destes tentos marcados, 15 foram em três goleadas. Contra Sampaio Corrêa, pelo Nordestão (5 a 0), e duas pelo Campeonato Cearense - 4 a 0 no Floresta e 6 a 2 no Ferroviário, na última quarta-feira. Uma distribuição ainda irregular, mas que denota o poder de fogo do ataque alvinegro. Já a defesa tem uma média abaixo de um gol sofrido por jogo. Em jogadas rasteiras, demonstra bastante segurança. Contudo, o principal calo vem na bola aérea. Dos últimos seis gols sofridos pelo Ceará, cinco foram originados de bolas alçadas para a área. Característica que não está entre as principais do Santa Cruz, mas que pode ser explorada pelos corais.

ESTILO DE JOGO

O Ceará atua no 4-3-3, com dois volantes no meio de campo e dois pontas que costumam entrar na área. A equipe de Lisca tem como principal característica o jogo reativo, em que espera pelo erro do adversário para sair para o ataque em velocidade. Costume já demonstrado na grande arrancada que o manteve na Série A no ano passado. Entretanto, neste primeiro semestre, o Alvinegro é um dos times a ser batido no Estadual e Regional. Desta forma, seus adversários, em maioria, costumam jogar mais retraídos, fazendo com que os cearenses tenham que tomar as rédeas da partida.

Assim, o Ceará procura rodar a bola no ataque e busca as infiltrações dos seus pontas na área, em movimentos diagonais - o chamado ‘facão’. Felipe Silva ou Chico pelo lado direito, e Leandro Carvalho pela esquerda, costumam participar da construção das jogadas e centralizam bastante. Esta forma de jogar se dá também por Roger, o centroavante titular, sair da área e puxar a marcação, abrindo espaço para as entradas dos seus companheiros. Entretanto, a má fase do camisa nove tem gerado críticas da torcida. Em 11 jogos, foram apenas três gols assinalados. Mesmo assim, o time finaliza muito. Ao encontrar uma brecha, o chute é utilizado. Tanto que o alvinegro possui bons finalizadores de média e longa distância, como Ricardinho, Juninho e Leandro Carvalho.

Ricardinho é o principal articulador, distribuindo o jogo pelo meio e auxiliando na saída de bola da equipe. Outro ponto forte são as jogadas pelo lado direito, com as subidas de Samuel Xavier ao ataque. O lateral tem muita liberdade para subir e até a invadir a área. Para sair jogando, o Ceará abre seus alas e tenta fazer com que a bola chegue ao campo adversário pelos lados do campo. Entretanto, quando a bola chega à altura da intermediária, o time busca afunilar e se aproximar da meta adversária pelo meio. Para isso, além dos atacantes, Ricardinho e Juninho se aproximam pelo meio e Samuel Xavier abre pela direita como opção de desafogo. Então, para finalizar a jogada, o Ceará troca passes curtos visando invadir a área, ou procura espaço fora dela para chutar em gol.

DEFESA

Quando se defende, o Ceará costuma variar o seu posicionamento entre um 4-4-2, com duas linhas de quatro jogadores, e o 4-1-4-1. Neste segundo, o volante Fabinho é quem se posiciona na frente da zaga. No geral, o time se posta com uma marcação média, variando em momentos do jogo entre média-alta ou média-baixa. A pressão ao portador da bola se dá principalmente nos volantes adversários. Quando sofre um contra-ataque, o Alvinegro ainda não consegue se recompor rápido o suficiente. Assim, espaços são deixados e podem ser aproveitados por um time veloz e de bom passe.

O Ceará tem uma dupla de zaga sólida, com Luiz Otávio e Valdo. Ambos possuem boa imposição dentro da área, com força física. Entretanto, o problema dos comandados de Lisca - que ainda não foi resolvido - é o da bola área. A equipe tem mostrado dificuldades para marcar os adversários em cruzamentos e jogadas de bola parada. Tanto que tomou gol de Corinthians, Fortaleza e Ferroviário, seus três últimos adversários, em jogadas desta forma. Foram cinco dos seis sofridos. E parte das jogadas acontecem no lado direito alvinegro, com a dificuldade de marcação de Samuel Xavier.

O QUE ESPERAR?

A qualidade técnica do Ceará é bem superior à do Santa Cruz. Do meio para frente, o Alvinegro tem jogadores com capacidade de decidir o jogo, seja com uma jogada individual, ou um chute de fora da área. É um time que finaliza bastante e dá trabalho para a defesa adversária, com as trocas rápidas de passe e movimentação no ataque. Seu lado direito ofensivo é muito forte, logo, a atenção do Tricolor naquele setor deve ser maior ainda.

Defensivamente, o Vovô também tem qualidade e dá conta no nível das competições que enfrenta nos primeiros quatro meses do ano. Luiz Otávio é um bom valor, que foi um dos principais nomes da campanha da Série A de 2018. Porém, o calo da bola aérea tem dificultado a vida do Ceará. São falhas que apenas com tempo para trabalhar são possíveis de serem corrigidas. Mas com a maratona de jogos neste começo de ano, estes erros têm custado melhores resultados ao Ceará. Exemplo do empate diante do Fortaleza pelo Nordestão em 1 a 1, e a derrota para o Corinthians pela Copa do Brasil, em que levou 3 a 1.

O confronto será difícil, mas dentro das condições que o Santa Cruz apresentou no começo de 2019, se postando bem taticamente, dando poucos espaços, dá para conseguir um resultado positivo em Fortaleza. Porém, com o desempenho das últimas rodadas, é preciso que o Tricolor evolua para pontuar no Castelão.  

Últimas notícias