É hora de “mudar a chave” e esquecer a tristeza. Dois dias após o acidente da Chapecoense em Medellín, o Sport já começa a pensar no próximo adversário na Série A: o Figueirense. Mesmo ainda faltando 10 dias para o jogo, ninguém na Ilha do retiro nega que será difícil mudar o foco. No entanto, os rubro-negros sabem que precisam seguir em frente. Com 44 pontos na tabela, a dois do Internacional, que abre o Z-4, o Leão ainda corre risco de rebaixamento no Brasileirão e precisa da vitória contra os catarinenses para não depender de outros resultados e garantir a permanência na elite em 2017.
Para o choque com o Figueirense, o treinador Daniel Paulista tem dois desfalques certos: Matheus Ferraz e Rodney Wallace, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Os substitutos, respectivamente, devem ser Durval e Everton Felipe, que voltariam à titularidade. Já o atacante Rogério, que não atuou no empate em 2x2 contra o América-MG por conta de dores abdominais, deve estar à disposição para o confronto do próximo dia 11, na Ilha do Retiro.
Ainda abalados, os atletas fizeram um treino tático sob o olhar atento do comandante rubro negro. O volante Ronaldo, que vem ganhando moral com o técnico Daniel Paulista - foi titular nas três últimas rodadas -, deve aparecer novamente no time principal. Quem ficou de fora dos trabalhos no gramado na tarde desta quinta (1/12) foi o zagueiro Ronaldo Alves, com um desconforto intestinal.
Por sua vez, o colombiano Ruiz, que recuperou seu espaço entre os titulares com a efetivação de Daniel Paulista, destacou que o grupo precisa estar focado na partida contra o Figueirense, mesmo com o clima pesado em virtude do desastre aéreo da Chape.
"Sabemos que o que aconteceu na Colômbia foi muito doloroso para todos que vivem o futebol. Nós jogadores sentimos bastante. É muito difícil deixar tudo para trás. No entanto, apesar da dor, precisamos pensar no próximo jogo, que será bastante importante para o futuro do Sport no Campeonato Brasileiro", disse Ruiz, que tem 11 jogos pelo Leão na Série A.
Leia Também
ELEIÇÕES
A chapa de oposição Por um Sport campeão divulgou nesta quinta os pilares de seu projeto de gestão caso comande o clube no biênio 2017/2018. Entre as novidades, está a criação de um portal de transparência. A intenção do grupo capitaneado pelo empresário Wanderson Lacerda é disponibilizar as contas do Leão na internet para que possam ser monitoradas pelos torcedores, além das atas sobre os assuntos debatidos no Conselho Deliberativo. A eleição rubro-negra está marcada para o próximo dia 16.