Saga do Sport no título de 87 contada em livros

Livros, com abordagens diferentes, procuram tratar os episódios do campo e dos tribunais que marcaram a conquista do brasileiro pelo Sport
Heitor Nery
Publicado em 21/10/2017 às 16:18
Livros, com abordagens diferentes, procuram tratar os episódios do campo e dos tribunais que marcaram a conquista do brasileiro pelo Sport Foto: Reprodução/Livros


Os 30 anos da conquista do título brasileiro pelo Sport também serviram como gancho para outras produções que abordam todas as questões em volta do Campeonato Brasileiro de 1987. Um deles é o livro “1987 - De fato, de direito e de cabeça”, escrito pelos jornalistas Cássio Zirpoli, do Diario de Pernambuco, e André Gallindo, da TV Globo, que procura contar tanto a parte jurídica quanto a esportiva da competição. A obra traz curiosidades, documentos, entrevistas com personagens da época, reproduções de jornais e sentenças da Justiça.

"O livro é baseado completamente nas pesquisas que realizamos. Não só nos jornais pernambucanos, mas também em veículos do sul do País. E em entrevistas, que são mais de 50. E de todos os lados. Só do Flamengo, entrevistamos quatro ex-presidentes. Então é um trabalho documental sobre essa disputa", comentou o jornalista.

“A gente já está fazendo o livro há uns seis anos. Como trabalho no Diario e André trabalha na Globo, foi um começo um pouco lento, utilizando apenas o tempo livre para escrever. A gente começou a acelerar nesse ano porque ficou um gancho muito forte. São 30 anos do título e mais a decisão do STF em favor do título do Sport. Isso pesou para terminar o livro este ano”, justificou Cássio. O livro está previsto para ser lançado no dia 6 de novembro, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, data que ainda precisa ser confirmada.

História contada com o viés do torcedor do Sport

Uma outra publicação também está aproveitando a data para o seu lançamento. A obra “A saga da estrela dourada: a história do Brasileirão de 87” foi escrita pelo bacharel em Ciências Contábeis Maurílio Albuquerque Cunha, que se baseou nos momentos que viveu na época, junto com recortes de jornais, tabelas e documentos.

“Essa é uma matéria que sempre me instigou. Eu acompanhei o campeonato in loco e sempre me irritei com a maneira que a questão era tratada no Sudeste. Minha pretensão com o livro é desmistificar essa questão de que o Módulo Verde só tinha grandes times e, no Amarelo, só times de Série B”, disse Maurílio.

De acordo com o autor, sócio do Sport, a intenção é, com a liberação do clube, fazer o lançamento do livro na Ilha do Retiro.

TAGS
livros Sport brasileiro de 1987
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory