Salários

Sindicato dos Músicos estipula valor mínimo para cachês no Carnaval

A decisão sobre os valores já foram repassados aos órgãos de cultura do Governo do Estado e municípios

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/02/2015 às 21:51
Foto: Chico Porto/JC Imagem
A decisão sobre os valores já foram repassados aos órgãos de cultura do Governo do Estado e municípios - FOTO: Foto: Chico Porto/JC Imagem
Leitura:

O Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco (Sindimupe), com apoio  com a Ordem dos Músicos do Brasil- Conselho Regional Pernambuco, anunciou nesta sexta-feira (6) o valor mínimo para os cachês dos músicos que irão trabalhar no carnaval do estado. A decisão aconteceu devido a inexistência de um valor mínimo, quando os empresários e contratantes pagavam de qualquer forma e valores aos profissionais.

A iniciativa do sindicato é feita em parceria  com a Ordem dos Músicos - OMB com a finalidade de valorizar os profissionais do Estado. Com o posicionamento do sindicato, os empresários vão precisar desembolsar no mínimo R$ 120,00 para o músico que trabalhar por até 3h, nas denominadas orquestras itinerantes, e R$ 300 para os que desempenharem suas funções por até 2h, em cima de trios e palcos. A definição dos valores já foram repassados para aos órgãos de cultura do Governo do Estado e municípios, que são responsáveis por fiscalizar os pagamentos dos profissionais.

O objetivo da categoria é evitar que os músicos trabalhem no período carnavalesco sem a observância da legislação em vigor, como acontecia nos carnavais anteriores. Segundo o presidente do Sindicato dos Músicos, Eduardo Matos, os contratantes geralmente não respeitavam a jornada mínima e além disso pagavam cachês baixos. O presidente frisou ainda a importância dos profissioanais para as festas de momo.

Últimas notícias