rio de janeiro

Polícia Civil prende 13 em operação contra o tráfico de drogas no Rio

Com os presos foram apreendidos tabletes de maconha e celulares

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 23/12/2014 às 16:48
Leitura:

Policiais civis prenderam 13 pessoas sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, nesta terça-feira (23), nas cidades do Rio de Janeiro, de Itaguaí (Baixada Fluminense) e Itaboraí (região metropolitana). Com os presos foram apreendidos tabletes de maconha e celulares.

A polícia tenta cumprir o total de 34 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. Ao todo 25 suspeitos já foram presos, sendo dez durante a investigação, dois que já estavam na cadeia e outros 13 nesta terça (23).

Investigação aponta que a maior parte da quadrilha era formada por mulheres. Cada uma chegava a transportar um quilo de droga por mês para dentro do complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste.

Essas mulheres levavam o material embrulhado em papel alumínio e fita isolante nas partes íntimas. Recebiam de R$ 400 a R$ 800, para cada transporte, dependendo se fosse cocaína ou maconha. O pagamento era maior para o transporte de cocaína. De acordo com a polícia, até grávidas eram usadas no esquema.

"Existia uma integrante da quadrilha, a Tia Kátia, que tinha anotado quanto cada mulher suportaria carregar. Eram tubos envolvidos em fita isolante ou crepe, e faziam testes antes de entrar no presídio (para evitar chamar a atenção com desconforto). Em média poderia chegar a 150 gramas cada cápsula. Elas levavam drogas até duas vezes por semana para o presídio", disse em nota o delegado José Luiz Duarte -da 44ª DP de Inhaúma (zona norte), que coordenou a operação.

Batizada de Sob Medida, a operação começou no início da manhã no centro e zona oeste do Rio. Cerca de 250 policiais civis de delegacias especializadas, distritais e da Core (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) participaram da operação.

Em nota, a Polícia Civil informou que todos os presos vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico, com pena agravada por ser dentro de unidade prisional. Os nomes deles não foram divulgados. Nenhum advogado de defesa foi encontrado.

Últimas notícias